O livro Piacevolleza foi divulgado ( manhã de autógrafos) na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 22 de agosto de 2010, das 10 às 11 horas da manhã.
Esse foi o 30º. domingo de uma série, em que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem produzido atividades com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores e obras de Ribeirão Preto e região.
Piacevolezza é um livro com 100 páginas de um primor invejável, com projeto gráfico e editoração da Gráfica Villimpress.
Sua edição só foi possível graças ao apoio do Shopping Santa Úrsula, e seu conteúdo preserva fotos do antigo Colégio Santa Úrsula, da rua São José, — tratadas pela diretora do Grupo Amigos da Fotografia, Elza Rossato — acompanhadas de textos poéticos de Antônio Carlos Tórtoro, com depoimentos de ex-alunos, ex-professores, ex-professores e de pessoas que , de alguma forma , fizeram parte dessa história de quase cem anos.
As dez páginas finais são dedicadas ao Shopping Santa Úrsula, que hoje ocupa o mesmo espaço do antigo Colégio, e busca preservar momentos importantes daqueles que conheceram o antigo Santão, ao mesmo tempo que mostra a importância do Shopping Santa Úrsula em seus dez anos de vida.
É uma obra que preserva parte da memória educacional de uma cidade, Ribeirão Preto, que se destaca no contexto nacional pela qualidade e importância histórica tendo em vista o grande número de estabelecimentos confessionais de ensino que no início do século XX aqui fincaram raízes para, no campo da educação, prestarem sua colaboração para o progresso de toda a região.
Piacevolezza (que em italiano significa gentileza, afabilidade, simpatia, alegria, jovialidade — palavra muita usada por Santa Ângela em seus escritos) é um presente que Ribeirão Preto, e , em especial os ex-alunos do ISU – Instituto Santa Úrsula recebem, da Gráfica Villimpress e do Shopping Santa Úrsula, nessa primeira década do século XXI.
Prestigiaram o evento Elza e João Rossato, Guilherme Piga ( diretoria do Grupo Amigos da Fotografia) , os escritores Wilson Salgado (e esposa, Marli) e Fernanda Ripamonti, além de amigos do escritor e associados do Clube.
Tórtoro fez a entrega de um exemplar de seu livro à bibliotecária Deise, e leu para os presentes o artigo de Ely Vieitez Lisboa, publicado no dia 22/8 no jornal A Cidade, sob título Piacevolezza (Gentileza).
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes.