John Boyne : site www.johnboyne.com
Cia das Letras
186 páginas
350 mil livros vendidos em todo o mundo
A venda nas livrarias Paraler : www.paraler.com.br
Li esse livro, um best-seller em menos de seis horas — fábula escrita em dois dias e meio, assim mesmo, de uma vez .
É impossível não desejar ver o final — que é de arrepiar — da obra desse autor que recebeu diversos prêmios e já foi traduzida para trinta e quatro línguas.
Resumo: Bruno é um menino de nove anos que mora em Berlim com a família e sabe muito pouco sobre o Holocausto e da vida além do que acontece fora de sua casa e escola.
O que ele descobre logo no início do livro é que ele e a família terão que se mudar de Berlim, por conta do emprego do pai e ordens de seu chefe, mas desconhece que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito.
A narrativa ocorre na década de 40, em plena Segunda Guerra Mundial, o pai de Bruno é um militar alemão que responde diretamente a Hitler (Fúria) , e a família muda para a casa vizinha ao campo de concentração de Auschwitz (Haja-Vista)
Com o passar do tempo Bruno vai se adaptando a nova situação descobrindo mais sobre a família, sobre a Alemanha e sobre os vizinhos que moram do outro lado da cerca e só vestem a mesmo traje.
E é por acaso que em uma exploração das redondezas, Bruno faz amizade com um menino do outro lado da cerca ( Shmuel) que sempre veste um curioso pijama listrado: são inocentes colocados diante de um monstro terrível e inimaginável.
E essa amizade, que teve início aos lados de uma cerca, aos poucos se intensifica e os garotos vão descobrindo o motivo que os separa em mundos tão diferentes, e mudará a vida de ambos.
Cercas, como essa, existem no mundo todo, e em todo lugar…
Conheçam a página REGATEIRO: É PARA LER no site do Clube de Regatas : http://www.clubederegatas.com.br/blog/category/regateiro-e-para-ler/