INSTITUTO DO LIVRO E GRUPO AMIGOS DA FOTOGRAFIA REALIZAM DOAÇÃO

As bibliotecas municipais ganharam um presente especial esta semana: o livro “Piacevolezza- Santa Úrsula Revisitado”, do professor e poeta Antônio Carlos Tórtoro.

Obra “Piacevolezza – Santa Úrsula revisitado” será remetida às bibliotecas municipais.

Há cerca de 25 anos Tórtoro preocupado com a possível demolição do centenário prédio do Colégio Santa Úrsula, promoveu uma gincana cultural com os alunos da escola, pedindo para que eles fotografassem os detalhes que mais chamavam atenção no colégio.
Após a demolição, o professor guardou as fotos e há pouco tempo, ao reorganizar seus arquivos pessoais, as encontrou e decidiu torná-las públicas. Primeiramente publicou-as na Internet e logo recebeu dezenas de e-mails de ex-alunos que se emocionaram ao ver as imagens.
Tórtoro que já era um grande apaixonado pela fotografia, mostrou o trabalho para a coordenadora do Grupo Amigos da Fotografia, Elza Rossato, que recuperou as imagens.
O sonho de expor o material tornou-se realidade ao chegar às mãos do secretário municipal da Cultura, Corauci Sobrinho, e do superintendente do Instituto do Livro, Edwaldo Arantes, que com o apoio do COC Sistema de Ensino lançaram o livro no dia 2 de outubro.
“Piacevolezza” (que em italiano significa gentileza), reúne em 25 páginas, fotografias que preservam a memória educacional da cidade, além de poesias escritas por Tórtoro especialmente para cada foto.
A obra é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, Instituto do Livro, Grupo Amigos da Fotografia e conta com o patrocínio cultural do COC Sistema de Ensino.

 

3471-1

FOTOGRAFIA, LITERATURA