AC Tórtoro esteve presente à solenidade de entrega de certificados para alunos do Núcleo Marlene Ibraim – Horto Florestal ( 64 alunos), concluintes da Oficina de Fotografia “Lata Mágica” e aos alunos e do Curso Básico de Fotografia, do Grupo Amigos da Fotografia (5 alunos) ministrados pelos fotógrafos Elza Rossato, João Rossato , Guilherme Piga e Antonio Carlos Sales.
A entrega de certificados ocorreu no MIS- Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto, dia 18 de novembro de 2010, às 19 horas, e contou com a presença da Secretária Municipal da Cultura, Adriana Silva, e da Secretária de Assistência Social, Maria Sodré.
As exposições dos alunos ficarão abertas ao público até o dia 6 de janeiro de 2011.
“Onde brilhar um raio de luz, estiver um pássaro cantando, uma chuva caindo, ou uma criança feliz, lá estarei com minha máquina, desenhando luz e esperando que, com minhas imagens, no futuro, eu possa estar mandando lembranças: é assim que o Passado Manda Lembranças”. Foi com esta convicção e acompanhada do professor Guilherme Piga, que Elza Rossato ministrou, de agosto até este mês de novembro, o Curso de Fotografia “Lata Mágica”, para 64 crianças e adolescentes do Núcleo do Horto Municipal “Marlene João Ibraim”.
Utilizando uma lata pintada de preto, papel fotográfico e inspiração mediante ao registro fotográfico, os participantes mostraram que talento também é uma questão de aprendizado. “Foram seis oficinas, uma turma de 14 e as outras de 6 de 10 alunos, com carga horária de oito horas aula para que elas pudessem descobrir a magia da fotografia. Eu nunca vi tantas mãozinhas talentosas juntas ao mesmo tempo. Gratificante para nós professores ver essas crianças sentirem-se realizadas e encantadas com a natureza e com a fotografia”, declarou Elza Rossato, do Grupo Amigos da Fotografia.
A formatura, na Sala do MIS (Museu da Imagem e do Som), diplomou os 64 participantes, agora também apaixonados pela fotografia. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura. Segundo a secretária Adriana Silva, “esta é uma oportunidade positiva para fortalecer as perspectivas dessas crianças e jovens. A cultura é um instrumento de conduta, de comportamento, valores, disciplina o que vem contribuir para o futuro desses jovens”. A solenidade contou com as presenças da secretária de Assistência Social Maria Sodré, da coordenadora dos Núcleos, Cristina Consoli, e também de Elza e João Rossato, Guilherme Piga, Antonio Carlos Tórtoro, do diretor do MIS, Toninho Torres, pais e convidados.
“Minhas primeiras fotos foram capturadas artesanalmente com câmaras escuras feitas com latinhas de biscoitos ou caixinhas de madeira, com um pequeno furo por onde passava a luz e, de maneira mágica, registrava a imagem. Hoje tenho a oportunidade de ensinar a adultos, jovens e crianças esta técnica que realmente encanta e desperta o desejo de registrar cada segundo. A fotografia é emoção, sentimento, alma e olhar”, enfatiza Elza.
A secretária Maria Sodré lembrou a importância da oficina e comunicou que o curso será realizado em todos os Núcleos da Criança e do Adolescente. “A experiência foi surpreendente. Os jovens alunos adoraram o curso e sentiram-se motivados. Quem sabe daí não teremos grandes fotógrafos no futuro? No próximo semestre já estaremos providenciando a oficina para mais um Núcleo até completarem os 14”, ressaltou Sodré