No dia vinte e dois de setembro , reuniram-se os membros do Conselho Municipal da Cultura, na Casa da Cultura, das 17 às 19 horas.
Na pauta, dentre outros assuntos, as discussões sobre o novo Plano Municipal de Cultura e o Edital – Sistema de Incentivo às Ações Culturais.
Tanto para a formulação de um novo Plano Municipal, assim como para nova redação do edital em questão, foram formados grupos de trabalho e estudos que deverão apresentar suas conclusões até o dia seis de outubro.
A proposta de novo Plano, apresentada pela equipe da Secretaria Municipal da Cultura, não agradou aos conselheiros presentes à reunião, por sua confecção não ter contado com a prévia participação de representantes do CMC e, portanto, dar a impressão de que o papel dos conselheiros poderia estar sendo somente de ratificar um plano já concluído.
Quanto ao edital , a crítica é no sentido de que não estabelece critérios para seleção dos projetos, não trata com igualdade as diversas áreas culturais, não estabelece claramente como serão obtidos os R$ 300 mil reais, e não é claro com relação aos nomes dos jurados responsáveis por cada etapa da seleção de projetos, o que deverá ficar definido em reunião da presidente do CMC, Meire Teixeira e os conselheiros Flavio Gonçalves Racy e Paulo César Pereira de Oliveira.
A próxima reunião do CMC será no dia 13 de outubro, terça-feira, 17 horas.
Na foto, da esquerda para direita, mesa diretora: Conceição, Meire (Presidente) , Tórtoro (Secretário) e Guilherme Piga.