A artista plástica Simone Abi Kalil Neves esteve autografando seu livro — “Poéticas Visuais – Composições imagéticas ” na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 21 de agosto de 2016, das 10 às 11 horas da manhã.
A presença dela foi a 102ª. de uma série, que o colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, todo 3º. domingo de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.
QUEM É SIMONE ABI KALIL NEVES – por Simone Abi Kalil Neves.
Ainda menina, adorava trabalhos manuais. Aprendi a bordar e me encantava contemplar o trabalho, depois de pronto. A combinação das cores e a perfeição do trabalho me fascinavam. Como demorava muito para terminar um bordado, queria e procurava algo com resultado mais rápido. Um dia, resolvi pegar a metade da casca de um coco e pintá-la. Mas ,com que material, se não dispunha na localidade de nada que eu pudesse usar. Por um acaso, o meu pai tinha mandado pintar a fachada da casa onde morávamos. E eu, observando o pintor, que usava cal misturada com ocre, fui até ele, peguei o pincel e pintei a casca do coco. Deixei secar, mas o resultado não foi o esperado. Como tinha lápis de cor, fiz uns rabiscos por cima da pintura e aí já gostei mais. A partir desse dia, pintava com cal de parede tudo o que me aparecia pela frente. Daí em diante, não mais parei de inventar…
Numa viagem de férias a Portugal (já casada e mãe de três filhos), resolvi procurar um professor de artes plásticas que, em poucos meses, me pudesse orientar sobre pintura. Na primeira aula, fiquei muito insegura, achando que não iria aprender nada porque o professor ia contra tudo o que eu considerava correto. Depois de algumas aulas e aceitando a orientação do professor, comecei a me entusiasmar com as tintas, telas e a possibilidade da mistura das cores.
Ao mesmo tempo, fiz um curso de cabeleireiro e colorimetria numa das melhores escolas existentes, na época, em Lisboa.
Também fiz um curso, na área de confeitaria, onde aprendi a trabalhar com bolos confeitados.
No regresso das férias, já na Guiné-Bissau, desisti de tentar pintar sozinha, não só por falta de orientação, como pela indisponibilidade de material adequado, pelo que optei por me dedicar a outra área.
E, assim, montei um salão de cabeleireiro, o qual me proporcionou bastante sucesso, ao mesmo tempo que, nas horas vagas , trabalhava com confeitaria.
Anos depois, vindo residir no Brasil, país escolhido para segunda pátria e onde me encontro há 40 anos, montei, de novo, um salão de cabeleireiro, que funcionou até 2010. Nesse período, fui convidada pelo SENAC de Ribeirão Preto a ministrar aulas aos alunos, estudantes dessa profissão, atividade a que me dediquei por bastante tempo.
No SESC de Ribeirão Preto, dei aulas de confeitaria, pintura em seda, pintura em tela e vários cursos de artesanato.
Fui presidente da Fraternidade Feminina do Cruzeiro do Sul, entidade ligada a um setor da Maçonaria de Ribeirão Preto.
Fundei e presidi o Grupo Arte & Expressão de Ribeirão Preto. Frequentei vários Ateliers livres de pintura, entre eles o de Francisco Amêndola e o do Pedro Manuel Gismondi.
Há alguns anos, me formei em Artes Plásticas pela Panamericana Escola de Arte e Design, em S. Paulo.
Superior incompleto: História da Arte –UNIFRAN – Franca e Artes Visuais – UNIMES Santos
Há cerca de 5 anos
Cursos de curta duração: Reiki, Terapia de Florais de Bach, Curadoria da Arte, História da Arte, Arte-terapia, entre vários outros.
Este é o primeiro livro sobre uma das áreas do meu trabalho em Artes Visuais: Desenho e Filigrana em papel.
Fiz várias exposições no Brasil e algumas no exterior, nas quais me foram conferidos prêmios diversos.
Faço parte da UNAP (União dos Artistas Plásticos), onde fui agraciada com o grau de Cavaleiro Oficial das Artes Plásticas.
POÉTICAS VISUAIS
Composições Imagéticas. Volume com 174 páginas com fotos coloridas e treze capítulos, traduzido em Árabe, Inglês Autora: SIMONE ABI KALIL NEVES.
Projeto Gráfico – Diagramação, capa e sobrecapa: Maria Custódia Guedes Fonseca –Toia Fonseca – Curadora, Ms em Artes Visuais, Arquiteta, Urbanista e Designer
Fonte Utilizada na capa e sobrecapa foram Pristina no corpo 24 e Papyrus no corpo 24 e18
Miolo em papel Couchê fosco. Capa dura 1,2 mm de espessura cobertas por papel Couchê fosco 150 g/m2.
Editora Galeria de Arte Toia Fonseca – Rua Garibaldi, 521 – Centro – CEP; 14010 – 170 – Ribeirão Preto SP – Tel: (16) 3235 – 7521 Fax: (16) 3102 – 0393
Revisão: Analídia Ferri Araújo de Lima – MTB 62084/SP
Impressão: Novaenfim Gráfica e Editora – Rua Luiz Barreto, 1.470 –Campos Elíseos – Ribeirão Preto SP Tel: (16) 3234 – 1508
Prestigiaram o evento de Simone Neves, na biblioteca do Regatas, seu genro, Tony Miyasaka, os amigos Rita Maria Tórtoro Pereira e seu esposo Cezar,o fotógrafo do Grupo Amigos da Fotografia, Rod Tórtoro, além de amigos e associados do Clube. Simone recebeu de AC Tórtoro um exemplar do seu livro Repercutindo Educação.
A bibliotecária Deise recebeu exemplar do livro Poética Visuais, das mãos de Simone, e um exemplar do livro Encontro com a arte de Ribeirão Preto, das mãos de Antonio Carlos Tórtoro, que vieram enriquecer o acervo de mais de dois mil títulos.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes.
Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia