A escritora Ana Lucia Braga realizou manhã de autógrafos de seu livro , “Constelação Familiar – Relatos de Conflitos e Soluções” , na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 17 de fevereiro de 2013, das 10 às 11 horas da manhã.
A presença dela foi a 60ª de uma série, que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, em um dos domingos de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.
Constelação Familiar é um trabalho terapêutico que parte do princípio de que a maioria dos conflitos e sofrimentos individuais tem sua origem na história familiar.
Ela nos permite acessar algo que está presente no sistema familiar e que, muitas vezes, não é compreendido, nem percebido sem se observar o todo. O indivíduo é parte de seu sistema, onde cada um está vinculado aos demais membros, afetando e sendo afetado por estes, consciente ou inconscientemente.
Nos sistemas familiares, questões vivenciadas por gerações anteriores, como por exemplo, injustiças cometidas, mortes precoces, suicídios, podem inconscientemente afetar a vida de seus familiares com enfermidades inexplicáveis, depressões, novos suicídios, relações de conflito, entre outros sofrimentos. Bert Hellinger, filósofo e psicoterapeuta alemão, descobriu que por lealdade e fidelidade à família, quando algum ancestral deixa situações por resolver, pessoas de gerações seguintes trarão o sentimento e o comportamento, a ação para a resolução dessas situações, “emaranhando-se” e permanecendo, assim, prisioneiros a fatos e eventos pelos quais não são responsáveis e muitas vezes sequer têm conhecimento. Nas Constelações Familiares, configurando a família através de representantes, é possível que se restabeleçam as “Ordens do Amor”, trazendo solução às dinâmicas familiares.
Este livro trata de relatos de Constelações Familiares e de seus resultados.
Ana Lucia Braga é Terapeuta de Constelações Sistêmicas, Terapeuta Corporal Neo Reichiana e Psicopedagoga Clínica e Institucional.
Formou-se em Constelações Sistêmicas em São Paulo, na primeira turma do médico e terapeuta Renato Shaan Bertate, realizando seminários com os terapeutas alemães: Mimansa Erica Farny, Mariane Franke e Hady Leitner.
Participou de seminário com o terapeuta alemão Jacob Schineider em 2001 E dos seminários de Bert Hellinger no Brasil, em 2005, 2006 e 2007, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília, respectivamente. Participou dos I, II e III Treinamentos Avançados em Constelações Familiares, conduzidos por Bert Hellinger e Sophie Hellinger, em Águas de Lindóia – SP, e no México, em 2008 e 2009, 2011. É membro da Escola de Hellinger: Hellinger Science, na Alemanha.
Participou das Jornadas Internacionais de Pedagogia Sistêmica, conduzidas por Bert e Sophie Hellinger, no México, em 2012. Participou, ainda em 2012, do Seminário de Bert e Sophie Hellinger em São Paulo, capital, em dezembro.
Terapia Corporal Neo Reichiana pelo Instituto Lúmen de Ribeirão Preto.
Psicopedagogia pelo Hospital das Clinicas – USP – Ribeirão Preto.
Mestrado pela Faculdade de Educação da UNICAMP, departamento de Psicologia.
Graduação pela Faculdade de Educação da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atuou como docente em todos os níveis de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior). Atuou como coordenadora pedagógica em Educação infantil, no ensino fundamental e em educação especial.
Atua como terapeuta e facilitadora de grupos (terapêuticos, de estudos, de pais), desde 1988, e como consteladora sistêmica desde 2004.
Realiza atendimentos individuais e grupais no consultório desde 1988, como psicopedagoga e terapeuta de adultos.
Maiores informações no site : http://www.analuciabragaconstelacao.com.br/
Acompanharam a escritora, seu esposo, o fotógrafo Cesar Mulati, a filha Tatiana Abreu Braga Soares e o genro Thiago Mian Soares.
Prestigiaram o evento o Diretor do Regatas e Vereador, Rodrigo Simões, leitores e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes.