AC TÓRTORO NA ENTREGA DE PRÊMIOS DO XXI CONCURSO DE POEMAS DO SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO – 2017

“Trouxeste a chave?”

Carlos Drummond de Andrade

Na noite do dia 8 de novembro de 2017, na rua Marquês de Pombal, 506 – Campos Elíseos, realizou-se a entrega dos prêmios aos classificados no XXI Concurso de Poemas do Sindicato dos Empregados no Comércio, tendo como Mestre de Cerimônia o jornalista Jairnei César Caparelli.
Antonio Carlos Tórtoro, ex-presidente da ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras e da ARE- Academia Ribeirão-pretana de Educação foi o Presidente da comissão de jurados.
Tórtoro, no momento em que tomou a palavra, comentou sobre poesia: “Para escrever poesia, é preciso ler poesia e saber onde se encontra a essência dessa forma de expressão — a essência da poesia é a palavra, o trabalho com a palavra, o dizer o comum de forma incomum, o dizer poeticamente de forma original, inventando metáforas novas, antíteses, comparações inusitadas, Impactando, oferecendo a palavra como espetáculo”. Mencionou Bill Gates ao falar sobre a importância da leitura: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, eles serão incapazes de escrever – inclusive sua própria história”. E completou: escrever poesia é sempre mais barato do que fazer terapia.
Presentes ao evento a Presidente do Sincomércio, Regina Pessoti Zagretti, o Vice-presidente, Oscar Gonçalves e a Princesa dos Comerciários, Isabela Braga, além de amigos, parentes e convidados dos poetas participantes.
O escritor Antonio Carlos Tórtoro entregou aos participantes do Concurso exemplares dos seus livros: Piacevolezza ( sobre o antigo Colégio Santa Úrsula) e Repercutindo Educação (artigos sobre experiências vividas no seu trabalho como Orientador Educacional do Colégio Anchieta).

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto

Fotos de João Carlos Domingos.

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, BIOGRAFIA, CURRÍCULO, LITERATURA