JOSÉ ROBERTO MARQUES NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS

O escritor José Roberto Marques,   realizou  manhã de autógrafos do seu livro,   “O desenvolvimento sustentável e sua interpretação jurídica” , na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 27 de maio de 2012, das 10  às 11 horas  da manhã.
Sua presença foi a 51ª de uma série, que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, em um dos  domingos de cada mês,  com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

“O desenvolvimento sustentável e sua interpretação jurídica” é uma obra oriunda da tese de doutorado do autor, e que apresenta uma interessante abordagem interdisciplinar do conceito de desenvolvimento sustentável, a partir de textos legais vigentes, estabelecendo a relação com os conceitos reinantes na Economia e na Ecologia.  Essa delimitação, como ele observa, não pode ignorar os direitos fundamentais dos cidadãos, obrigando, então, a uma abordagem também social.
O texto está fundamentado na referência obrigatória às Ciências Naturais, das quais não se pode afastar, dado o seu caráter de imutabilidade: os homens devem adaptar-se a elas, conciliando os seus interesses com os das futuras gerações.
“O desenvolvimento sustentável, dadas as variantes que o compõem, deve ser sempre reavaliado, ainda que seu conceito não tenha contorno bem definido. As atividades que permitem o crescimento econômico devem ter regulamentação sempre revista e atualizada. Essa tarefas cabem aos Três Poderes, cada um atuando na sua esfera de ação” conclui o autor.

José Roberto Marques, nascido em Ibitinga-SP, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru, em 1981. Trabalhou no Banco do Brasil de 1979 a 1987. Ingressou no Ministério Público em 1988 e é promotor de justiça em Ribeirão Preto desde 1997, atuando na área criminal. Fez mestrado e doutorado em Direito Ambiental, na PUC-SP. Autor dos livros “Meio Ambiente Urbano”, “Lições preliminares de Direito Ambiental” e “O desenvolvimento sustentável e sua interpretação jurídica”, além de capítulos em outras obras, e de artigos jurídicos e não jurídicos. Professor de Direito Ambiental da UNIP, campus Ribeirão Preto. Coordenador do curso de Direito da UNIP em Araraquara. Site: www.joserobertomarques.com.br

Acompanharam o escritor:  Maria Luiza Ferreira Marques (esposa), Maria Isabel Ferreira Marques e Maria Tereza Ferreira Marques ( filhas) , Marcelo Tarozzo e esposa, Luciana S. A. Tarozzo, e os estagiários João Baptista Catalani Neto e Janaina Edenoê de Campos.

Prestigiaram o evento o vice-presidente do Regatas, Antonio Cese, acompanhado do seu filho, Adriano Ferraz Cese, além de leitores e associados do Clube.
Como de costume, foi servido o tradicional café da manhã aos presentes.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia.70_11722-1 70_11716-1 70_11717-1 70_11718-1 70_11719-1 70_11720-1 70_11721-1

Escritores no Regatas, LITERATURA