A presença dela foi a 78ª de uma série que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas em um dos finais de semana de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.
Odete Rodrigues Baraúna é santista de nascimento, foi paulistana por dezenove anos e, há mais de vinte, é ribeirãopretana.
É mestre em estudos literários pela UNESP (campus de Araraquara) e graduada em letras, pedagogia, estudos sociais e ciências sociais.
Leciona filosofia, ética e sociologia.
Também ministra oficinas literárias para professores.
Apaixonada por sala de aula, sempre gostou de propiciar aos alunos encontros com escritores para que descubram a leitura prazerosa e o conteúdo existencial de seus temas.
Na brincadeira com as palavras, gosta de dançar a vida, assim como o boneco Dançolino: acendendo risos, atenuando dores, descobrindo a magia do ritmo, da rima, da fantasia.
Sobre o livro.
“Poesia Pela Cidadania” foi lançado na 18ª. Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, abril de 2004, pela Editora Scipione, com ilustrações de Aída Cassiano.
Tornou-se ele, o primeiro parceiro de Odete em muitas andanças por Feiras de Livros, escolas e outras atividades culturais.
Esse livro de ética em forma de poesia desperta o pequeno leitor para a consciência de cidadão.
De forma alegre, na brincadeira com as palavras, desenvolve temas: os direitos do consumidor, a reciclagem do lixo, os sinais de trânsito, o racismo, os valores familiares, e outros temas, com muito ritmo e rimas na descoberta dos valores humanos.
Odete foi acompanhada pela amiga Terezinha Marcantonio (Bibliotecária e Profa. Universitária da UNIESP – Rib. Preto –SP.
Prestigiaram o evento os Diretores do Regatas, Vereador Rodrigo Simões (Vereador e candidato a Deputado Federal) e Luiz Carlos Guimarães Collucci e esposa, além de associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes.
A bibliotecária Deise recebeu exemplar do livro das mãos da autora — que veio enriquecer o acervo de mais de dois mil títulos.
Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia
COMENTÁRIOS DA AUTORA APÓS IDA AO REGATAS
Prezado Tórtoro,
Muito grata pela oportunidade. Encantou-me a organização de seu trabalho e as múltiplas opções dadas a um sócio desse Clube.
Agradeço aos que participaram do evento, em especial a linda e competente esposa: Lu, que fotografou tão bem…e à responsável pela Biblioteca que nos acompanhou o tempo todo. Perdoe-me não me lembrar de seu nome
Quero parabenizá-lo pelo livro: ” Repercutindo Educação,” do qual tenho lido algumas crônicas. Identifiquei-me demais com a crônica: “O que os pais não querem ensinar”. No dia a eles dedicados, todos os pais do planeta deveriam receber este texto de presente. E não só nesse dia; as Escolas deveriam ler e reler esse texto no início de cada reunião de pais. Gostei muito, e coloquei também minhas carapuças… É isso aí, Amigo, você é grande educador, e competente empreendedor. Deus o abençoe e aos que lhe são caros.
Fico no aguardo da oportunidade de ir com o Dançolino ao Anchieta, convite muitas vezes repetido pelo caro Prof. Velloso, quando eu atuava na Barão de Mauá. Grande abraço.
Odete.