A palestra do Prof. Antônio Carlos Tórtoro, Orientador Educacional do Colégio Anchieta/Objetivo , realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, na noite de 26 de maio, integrando o ciclo permanente de palestras promovidas pelo CRECI-SP, versou sobre as relações entre família e escola, tendo como base sua experiência diária em contato com pais e alunos.
Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano, são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação dos filhos.
Assim , cabe aos pais e à escola a preciosa tarefa de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro, participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e atribuições.
E os especialistas em Educação são aqueles profissionais que trabalham na escola com seus filhos, e que podem sempre , da melhor maneira, intermediar as relações escola/pais, principalmente porque, em geral, a visão de escola dos familiares é muito influenciada pela vida escolar que eles mesmos tiveram, quando eram outros os tempos, diferentes contextos e propostas de trabalho, realidades muito díspares em relação ao presente da Educação.
Enfim , essa palestra foi uma oportunidade de pais, avós, e futuros pais, de refletirem um pouco sobre o papel essa instituição tão criticada mas, ao mesmo tempo, tão fundamental na realização da tarefa de educar a emoção, expandir horizontes da inteligência e produzir qualidade de vida.