ANDREA TORTORA: PROCURADO VIVO OU MORTO

Andrea Tortora estará vivo se eu conseguir encontrar seus documentos: certidão de nascimento e de casamento, ou até uma certidão de batismo.
Do contrário, estará morto para sempre.
A última vez que foi visto, foi passeando com sua esposa, Annunciata Tramontano, pelas ruas de Castel San Giorgio, ao lado dos quatro filhos: Andrea, Emílio, Loreta e Angelina.
Hoje, Castel San Giorgio é uma comuna italiana da região da Campânia, província de Salerno, com cerca de 12.635 habitantes. Estende-se por uma área de 13 km², tendo uma densidade populacional de 972 hab/km².
Andrea Tortora nasceu, possivelmente em Comune Di Pagani, também Província de Salerno, região da Campânia, em 13 de novembro de 1848, filho de Francesco Tortora e Polichetti Vincenza.
Hoje, em Comune Pagani, existe um Palazzo Tortora, localizado no corso Padovano, e preserva sob a abóbada do salão um afresco com o nobre brasão de armas dos Tortora, antigos proprietários. Existe também o Palazzo Tortora degli Scipioni, localizado na Via Perone, e é um edifício do século XVII que preserva uma escadaria interna. A maioria da população é cristã católica: o município pertence à Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, e é dividido em oito paróquias. Nesse local existe o arquivo da Província Napolitana dos Padres Redentoristas de Pagani (AS) e um hospital , o “A. Tortora Cancer Hospital”.
Continuando.
No Brasil, Andrea não deixou pistas, logo após ter desembarcado no porto de Santos, do navio “Rè Umberto”, dia 7 de outubro de 1895, com 47 anos, acompanhado da esposa e 4 filhos. Sei que teve mais dois filhos brasileiros : Antônio e Carmine.
Seus documentos devem estar guardados a sete chaves ( ou nenhuma) em alguma paróquia da região onde nasceu — naqueles tempos não existiam cartórios — sob os cuidados de um padre com mais de 80 anos, cansado de ver manuscritos desgastados pelo tempo e, para ele, papéis velhos sem nenhuma utilidade.
Ele nem imagina que no Brasil, em Ribeirão Preto, existem pessoas sedentas por informações sobre suas raízes e seus antepassados: é quase uma questão de sobrevivência.
Meu caro leitor: você conhece alguém que reside, hoje, em Comune Pagani ou em Castel San Giorgio ?
Recompensa: um enorme sorriso de esperança e felicidade, e um abraço forte e caloroso.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTIGOS, BIOGRAFIA, LITERATURA