TRIBUTO A ROD : POR ELY VIEITEZ LISBOA

TRIBUTO A ROD
(*)Ely Vieitez Lisboa

Conheço Antônio Carlos Tórtoro há décadas. Acadêmico, escritor, poeta. Pai exemplar, enfrentou a vida toda, uma luta insana com a doença do filho querido, Rodrigo, o nosso Rod. Já escrevi sobre Rodrigo. A história de Rod, o lutador, o compreensivo, o herói. Nosso jovem, meio anjo, faleceu no dia 16 de agosto de 2018.
Soube há pouco que Antônio Carlos Tórtoro escrevera um livro sobre Rod. Fiquei curiosa. Poema? Prosa? Obra melancólica, sofrida, uma elegia? Recebi o livro, gentilmente cedido pelo autor. A edição bem cuidada, prólogo belo e sensível, do grande escritor Alexandre Azevedo. A capa, de Lucas Borges, traz a foto de Rod, da fotógrafa Elza Rossato; Rodrigo, jovem, muito belo.
Ao iniciar a leitura impactante, fiquei pasma. Biografia minuciosa, desde o nascimento de Rod e a descoberta da doença fatídica, a neurofibromatose. O excelente texto das orelhas, “O reconhecimento imprescindível”, de Duarte Nogueira, Prefeito Municipal de Ribeirão Preto, as várias e expressivas citações de Santo Agostinho, a apresentação feita pelo autor, vários textos sobre Rod, de amigos, parentes e admiradores, homenagens, tudo enriquece a obra.
O título do livro, Tributo a Rod, é perfeito. Realmente Rod é um grande herói, diante da terrível adversidade, de uma doença implacável; vê-se, de forma indiscutível, que o heroísmo, a coragem, é algo genético. Rod é heroico, herdou do pai Antônio Carlos Tórtoro e da mãe, Lúcia Aparecida Degobbi Tórtoro, toda a persistência. Uma pessoa comum jamais suportaria com tanta garra, o destino cruel. No final da leitura, eu não sabia se admirava mais o filho, ou os pais, pessoas especiais, corajosas, únicas. Enfatizando: outra característica do livro, que impressiona, é a cultura, o conhecimento bíblico e principalmente da Mitologia Grega, do autor. As citações históricas, bíblicas e mitológicas são uma preciosidade. Aliás, toda a obra é notável pelos detalhes, nomes da doença, dos procedimentos clínicos e cirúrgicos.
O capítulo Rod: um Prometeu, é uma obra-prima. Impressiona a inteligência do autor pelas adaptações da terrível realidade do herói Rod e suas famosas personagens míticas. Digno também de menção especial é o capítulo Rod, o Titã.
Difícil classificar o gênero literário do livro. Não é pura literatura. Talvez, uma biografia poética, mas a densidade do conteúdo desmentiria a classificação. Realmente, melhor afirmar que toda a obra é um tribulo a Rod. Dificilmente um filho receberá uma tão grande e significativa homenagem.
Enriquecem ainda a obra, os vários e belos textos de parentes, amigos e algumas homenagens póstumas. Só falta afirmar algo importante. Dificilmente se encontrará um livro tão denso e impressionante. Leia a obra e verá toda sua grandeza.

(*) Ely Vieitez Lisboa é escritora.

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTIGOS, BIOGRAFIA, Colégio Anchieta, DEPOIMENTOS DE AMIGOS, EDUCAÇÃO, LITERATURA, QUEM SOU