TRANSFORMANDO-ME EM ANJO TORTO NO DIA DO POETA

 

TRANSFORMANDO-ME EM ANJO TORTO NO DIA DO POETA

 

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

Carlos Drummond de Andrade

 

Dia 20 de outubro de 2023, 8h30, eu estava na Avenida Leão XIII, Ribeirânea, Ribeirão Preto -SP, esperando por um atendimento médico com uma cirurgiã geral, agendado para as 9h.
Motivo: verificar o que me causou um abaulamento na região escapular, lado esquerdo.
Quero crer que seja o início da formação de uma asa de anjo, somente do lado esquerdo, o que me tornaria um anjo torto, igualzinho ao do Drummond.
Infelizmente o Dr Google me informou, antecipadamente, que pode se tratar de um elastofribroma: nada que não possa ser resolvido com um exame anatomopatológico e, se preciso, utilizar uma ressonância magnética ou até uma tomografia.
O que isso significa?
Por enquanto nada, porque a médica que me atenderia, simplesmente cancelou a consulta de última hora, e sem data para remarcação: coisas da Hapvida.
Em tempo.
Durante quase trinta minutos esperei pelo frustrado atendimento, senti-me num pronto socorro municipal. A porta da sala 27, em que eu deveria ser atendido, estava com porta aberta e luz apagada: e assim ficou até 9h15, quando resolvi procurar saber o que estava acontecendo, juntamente com mais uma dezena de pacientes nas mesmas condições de abandono total.
Percorri corredores lotados, de muita gente esperando de pé, porque as cadeiras disponíveis estavam todas ocupadas.
Nas telas de TV , continuavam as chamadas intermináveis de números , nomes de pacientes e especialidades, dezenas delas.
Demorou um tempo para eu ter alguém que se responsabilizasse pela desorganização reinante. Eu estava  juntamente com um paciente da cidade de Pirassununga, há mais de cem quilômetros de Ribeirão Preto, que esperava pela mesma médica, em vão.
Penso que, se houvesse um mínimo de noção de organização, a Hapvida teria providenciado um outro qualquer cirurgião geral para o devido atendimento, muito bem pago mensalmente: mas nada. As infelizes funcionárias, que tentaram com boa vontade nos atender, estavam mais perdidas que cachorro que caiu de caminhão de mudança. Soubemos que a responsável, ou seria irresponsável, também havia faltado e não estava no local.
Dizem por aí, que isso está ocorrendo porque os médicos e funcionários estão insatisfeitos com o que recebem, mas posso garantir que existem profissionais, que apesar de possivelmente insatisfeitos, consideram, em primeiro lugar, o respeito que deve ser  dado aos pacientes, exemplos dignos de menção: Dr Jorge Edson Medeiros (ortopedista), Dr Paulo Henrique Scholten (cardiologista) , o jovem Dr Thiago Santos da Silva (clínico geral), e alguns poucos outros.
Os exames(sangue, urina,etc), com exceção de alguns que necessitam de aparelhos de tecnologia aplicada , são de rápida realização, e a comunicação pelo aplicativo da empresa, pode ser chamado de dignos primeiro mundo, mas falta a presença humana, o olhar de alguém presente e responsável para resolver situações imprevistas ou de emergência: afinal de contas estamos falando de um hospital e não de um barzinho de esquina.
Mas, diante do sofrimento de palestinos e israelenses, vítimas de grupos terroristas, na região de Gaza, só me resta agradecer a Deus por viver em um país, que por enquanto, ainda resta um pouquinho de direito, de exigir direitos.

 

 

 

ACADEMIAS, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTIGOS, BIOGRAFIA