A escritora Cecília Figueiredo, realizou manhã de autógrafos de seus livros A Casa da Instabilidade e Paixão Vírgula Paixão, na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 8 de agosto de 2010, das 10 às 11 horas da manhã.
Sua presença foi a 29ª de uma série, que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, todo 2º. domingo de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.
Cecília Figueiredo nasceu em Franca, em Ribeirão Preto há mais de 30 anos. É graduada em Letras, com especialização em adultos, atuando como professora de Inglês desde 1980. Em 1976, ganhou seu primeiro prêmio literário com o conto A MAGRELA, pela Academia Ribeiraopretana de Letras, e em 2009 entrou para esta mesma Academia, ocupando a cadeira 17. Há mais de dez anos vem conquistando prêmios e publicações em antologias diversas, entretanto, somente em 2007, incentivada por seu padrinho literário, Menalton Braff, publicou seu primeiro livro de poesia pela FUNPEC, Paixão Vírgula Paixão. Foi destaque dos autores locais na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto de 2010 no projeto Nossa Aldeia, realizado no Theatro Pedro II, ocasião esta em que lançou seu segundo livro, também pela FUNPEC, A Casa da Instabilidade , uma prosa poética contemporânea, alternada com poemas que representam os sentimentos universais, quais sejam os conflitos da religiosidade, dúvidas persistentes da existência, as causas da inconstância e ondulações de humor.
Comparando a poesia às oscilações dos ventos e usando o recurso da linguagem metafórica, esta obra passa pela descrição da palavra pela palavra dentro do relacionamento entre o bem e o mal dentro de nossa sociedade representado pela serpente e o anjo, reitera a sublimação destes sentimentos, trata da veracidade das virtudes, para finalmente definir a própria poesia reconhecidamente como a da “não-conformação”.
Profundamente feminino e reflexivo este trabalho traduz a sensualidade e o desejo dentro da instabilidade tanto do racional quanto do emocional, fazendo com que as coisas mais simples se tornem poeticamente complexas, e a complexidade enfim se dilui na simplicidade das coisas.
Cecília tem grande influencia literária de Adélia Prado, poeta brasileira, retratando em seus textos a inquietação que retrata o amor, o trabalho, as relações afetivas, a solidão e o medo do desconhecido, profundamente representados em seu processo criativo.
Cecília Figueiredo publica semanalmente em seu blog literário PÉ DE PITANGA (www.pdepitanga.blogspot.com) , sentindo-se assim mais próxima de seus leitores.
Prestigiaram o evento o Vice-presidente do Regatas, Antonio Cese (acompanhado de seu filho Adriano e seu neto, Lucas ) e amigos da escritora, associados do Clube.
Cecília foi acompanhada de seu filhos André e Clarissa ( acompanhada de seu esposo, Geraldo).
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes.
Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia