ANTOLOGIA “AVE, PALAVRA” NA BIBLIOTECA DO REGATAS

Fotógrafos do Grupo Amigos da Fotografia (Elza e João Rossato, Lu Degobbi e AC Tórtoro ) e escritores ( Aparecida Malachias Gasparini, Wilson Salgado, Rita Mourão, Helena Agostinho)   realizaram  manhã de autógrafos do livro “Ave, Palavra  “ ,  na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 21 de fevereiro  , das 10 às 11 horas da manhã .
A presença desses artistas foi  a 22ª atividade literária de uma série, que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro ( que tem fotos e poemas publicados na obra)  tem levado ao Regatas, todo 2º. domingo de cada mês,  com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.
Prestigiaram o evento o Vice-presidente, Antônio Cese, o diretor do Regatas,  Luiz Camperoni Neto e  esposa, e associados do clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu  o tradicional café da manhã aos presentes.
A Antologia “Ave, Palavra!”, organizada pela escritora Ely Vieitez Lisboa, foi publicada pela Editora Funpec e lançada no  dia 17 de novembro, na Sala dos Espelhos, Theatro Pedro II, 19 horas. Ela é fruto de idealismo e união. Nasceu o Projeto, os Poetas atenderam ao convite, os Artistas Plásticos da ALARP, da Soarte e do GAF (Grupo Amigos da Fotografia) enriqueceram os textos, ilustrando-os, o Instituto do Livro deu o apoio cultural e a Instituição Universitária Moura Lacerda presenteou a Cultura patrocinando a Edição.
A obra é primorosa, com textos iniciais de Carlos Drummond de Andrade e de Osman Lins. O prefácio é do grande intelectual Edward Lopes.  São trinta e oito poetas de Ribeirão Preto, cidades da região, de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os poemas, de excelente teor literário, cantam a Palavra. Como diz Adriana Silva, Secretária da Cultura, nas orelhas do livro: “Os poemas desta edição foram selecionados a partir da temática da palavra e um a um, sem linearidade, mas com propósito, compõe esta obra, uma antologia comprometida com a qualidade do produto literário.”
O que impressiona e eleva a Antologia “Ave, Palavra!” é a unidade temática e a variedade de enfoques. Não há um só poema semelhante ao outro, uns são longos, como cânticos, outros densos e sintéticos, todos profundos e com grande dose de criatividade. O chamado foi único, o tema singular, todavia a cosmovisão dos poetas varia de acordo com sua visão de mundo.
Por que a Palavra, como tema? Na realidade, o gênero da poesia só existe, o texto só tem beleza, quando o poeta trabalha bem com as palavras, penetra no seu reino, como diz Drummond, tenta conhecer suas multifacetadas faces sob a face neutra. O poema só tem vida quando o poeta dá plumagens novas às palavras, aventura-se na ousadia das metáforas, inebria-se de lirismo. A cada um o Mago de Itabira pergunta: Trouxeste a chave? O poeta abre as portas dos mistérios das palavras, vai até as regiões abissais das possibilidades semânticas. Ele ousa, cria, dá ritmo e beleza ao texto. E eis o poema.
A Antologia “Ave, Palavra!” é um presente à Cultura de Ribeirão Preto e destina-se às Bibliotecas Públicas e de Faculdades, às Casas da Cultura e será enviada para todas as Academias de Letras do País, inclusive à Academia-Mãe, a ABL.

 

Fotos de Lu Degobbi  – Diretora do Grupo Amigos da Fotografia

 

70_9709-1 70_9707-1 70_9708-1

Escritores no Regatas, FOTOGRAFIA, LITERATURA