De 18 de janeiro a 8 de fevereiro de 2009, o fotógrafo AC Tórtoro, do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, realizará sua exposição “Duendes” , composta por 18 fotos , coloridas , 25 x 38, no hall de entrada do Salão Social do Regatas.
As fotos são montagens obtidas em photoshop, reunindo imagens da natureza — espalhadas pelo Clube de Regatas — e imagens de modelos fotográficos (duendes de AC Tórtoro) , clicadas nos ensaios realizados na sede do Grupo Amigos da Fotografia.
Os duendes habitam casas e florestas, e são conhecidos por suas travessuras e falta de seriedade. Esses seres estão associados aos gnomos e são considerados emissários e operários etéreos do fluxo de energia vital. Eles podem viajar através das dimensões o que lhes permite aparecer e desaparecer. Segundo a crença popular, o pequeno tamanho que apresentam quando tornam-se visíveis aos olhos humanos, é unicamente uma aparência que os duendes podem adquirir voluntariamente.
Esses pequenos seres possuem grande apreço pela música, pelo canto e bailes. Igual aos gnomos, os duendes são elementais da terra, cujas vibrações são tão próximas da terra física que influenciam as estruturas minerais, exercendo poder sobre as pedras, a flora e a fauna.