Foi destaque da programação de comemoração dos 150 anos de Ribeirão Preto, o Baú do Sesquicentenário, onde foram arquivadas cartas com informações atuais da cidade (2006), assinadas pelo presidente da Câmara Municipal, Sílvio Martins (PMDB), seu antecessor Cícero Gomes da Silva (PMDB) e do presidente da CEE Gilberto Abreu (PV), além de jornais contendo reportagens alusivas às festividades. Durante o ano do sesquicentenário também foram depositados no baú os materiais relativos aos eventos comemorativos — dentre eles, os livros de fotos (2) do GRUPO AMIGOS DA FOTOGRAFIA, com textos poéticos de Antônio Carlos Tórtoro, Diretor para Projetos Culturais do GAF .
O baú foi fechado em 21 de dezembro, às 17 horas, e colocado num pedestal, permanecendo sob uma cúpula de vidro, e reaberto somente no 200º aniversário de Ribeirão Preto, ou seja, em 2056. Participaram do evento o vice-prefeito Paulo Pastori, o Secretário Municipal da Cultura, Vicente Seixas, o presidente da Câmara, Sílvio Martins e os vereadores que compuseram a CEE — Comissão Especial de Estudo — Marinho Sampaio, Samuel Zanferdini e Gilberto Abreu. A maioria dos 20 parlamentares esteve na cerimônia.
A intenção é deixar para as próximas gerações as lembranças das comemorações do sesquicentenário, além de manter arquivados dados e informações históricas da cidade. Como lembrou o presidente da CEE, esta é a primeira vez na história que a Câmara Municipal participa diretamente dos festejos de aniversário da cidade.