Após 20 anos, a inesquecível “Banda Marcial do Colégio Marista de Ribeirão Preto” volta à ativa composta por antigos alunos de várias gerações, denominada agora “Banda Marcial Marista Master”: e proporcionaram aos regateiros, na manhã de 9 de dezembro de 2012, um espetáculo inesquecível.
Aproveite o momento para registrar, com fotos, meu encontro com meu primo, Walber Tórtoro, e com Marabini (Regente) . Destaque para a presença do Papai Noel (Bruno) e Mamãe Noel (Helena Agostinho ), contadores de história sempre na 3a. semana de cada mês .
A Banda do Marista teve o seu início nos anos 1940 e encerrou suas atividades no começo dos anos 1990. Desde este encerramento, sempre existiu uma imensa vontade por parte dos ex-integrantes da Banda de reativá-la, vontade esta manifestada em conversas informais em encontros sociais, porém nada foi feito efetivamente para que isso acontecesse.
Em novembro de 2011, o Dr. João Batista, Afiliado Marista, a pedido do Professor Roberto, Diretor do Colégio, entrou em contato com os ex-instrutores/maestros Professores Róger e Marabini, solicitando que reunissem ex-integrantes da Banda, que em qualquer época tenham participado dela, para uma apresentação especial em 2012.
A iniciativa do Colégio teve respaldo imediato dos ex-instrutores que, voluntária e imediatamente, começaram a contatar os antigos alunos que tinham tocado na Banda, os quais aderiram prontamente e com muito entusiasmo à idéia. Foi feito um esforço para entrar em contato com ex-integrantes da Banda de qualquer época, tendo sido possível reunir antigos alunos que, hoje, estão na faixa etária dos 34 aos 65 anos e que, mesmo ocupando posições de relevância em nossa sociedade, encontraram espaço em sua rotina de trabalho para participar.
A notícia da volta da Banda se espalhou pela nossa cidade, pelo Estado e chegou até a antigos alunos que residem inclusive em outros Estados, entusiasmando a todos.
Róger Silveira Vianna e José Humberto Marabini que são antigos alunos Maristas e foram Professores de Educação Física do Colégio e Instrutores/Maestros da Banda, auxiliados voluntariamente por Márcio Cruz Bastos e Edson Nazário Gonçalves Júnior, também antigos alunos que foram integrantes da Banda, formaram, juntamente com o Professor Ricardo, a Mayara e a Daniela, colaboradores da equipe do Colégio, uma Comissão que se reuniu várias vezes, a partir de março de 2012 para viabilizar a referida apresentação especial marcada para o dia 15 de Setembro. Outros ex-integrantes da Banda também colaboraram nos preparativos e providências.
Róger ficou encarregado de ensaiar/treinar os integrantes do sopro e Marabini, os da percussão. Márcio disponibilizou muitos instrumentos (de sopro e de percussão), de sua propriedade, para uso nos ensaios e na apresentação e cuidou de detalhes da organização, juntamente com o Edson (pai de alunos Maristas) que também registrou ensaios e reuniões com fotos e vídeos.
Nas reuniões da Comissão, foi definido o uniforme da Banda Master (camiseta, casquete e calça) nas cores e modelo que lembram um dos uniformes do início da Banda. Nessas reuniões também foi marcada uma confraternização (almoço) que aconteceu no Recanto Champagnat no mês de Abril, num sábado chuvoso, o que, nem por isso, tirou o brilho e calor dos encontros e reencontros. Nessa ocasião, foi prestada uma merecida homenagem ao Cabo-PM-Músico Jovelino Barbosa Lima, hoje Sub-Tenente, atualmente com 85 anos, pela sua colaboração voluntaria com a Banda nos anos 1970/1980, época em que os seus dois filhos, Jovelino e Nilton, dela fizeram parte.
Ainda nas reuniões da Comissão organizadora, foi resolvido que também seriam feitos contatos com as antigas alunas que fizeram parte da “Linha de Frente” da Banda (Porta-Estandarte, Porta-Bandeiras, Guarda-Bandeiras e Corpo Coreográfico) convidando-as a participarem da apresentação. Essa tarefa ficou ao encargo de Francismara Jordão Abdalla e Isabel Furtado de Lima, ex-integrantes da referida “Linha de Frente”, sendo que houve adesão de várias antigas alunas. Foi realizada uma reunião entre elas onde foram definidos o uniforme, os dias de ensaios e outros detalhes pertinentes.
Os ensaios do sopro começaram em Abril e foram realizados no Colégio, das 20 às 22 horas, às terças, quartas e quintas feiras e os ensaios gerais com a percussão começaram no final de junho e foram realizados aos sábados pela manhã. É importante ressaltar que alguns dos antigos alunos do sopro não tocavam há 20, 30, 40 e até 50 anos e, apesar do pouco tempo para ensaios, superaram todas as dificuldades com muito esforço e dedicação.
Alguns integrantes da atual Banda Marcial Marista Master se entusiasmaram tanto com a idéia que, espontaneamente, compraram seus próprios instrumentos de sopro e de percussão, pois os que o Márcio disponibilizou não foram suficientes, dado o grande número de interessados em participar do projeto.
Em 2013, o Colégio Marista de Ribeirão Preto completará 75 anos de existência, celebrando o seu Jubileu de Brilhante e, com certeza, a Banda Marcial Marista Master abrilhantará muitos momentos desta comemoração.
Não seria de se estranhar que a Banda Marcial Marista tenha voltado para ficar.
Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia