AC TÓRTORO – PADRINHO NA SESSÃO SOLENE DE POSSE DE IRENE COIMBRA DE OLIVEIRA CLAUDIO.

Na noite do dia 10 de agosto de 2013, com início às 20 horas, no Hotel  Nacional da rua Duque de Caxias, tomou posse da Cadeira no. 28, a acadêmica Irene Coimbra de Oliveira Claudio, sendo seu Patrono Renato Hélios Migliorini , sua antecessora, Lisete  Diniz Ribas Casagrande e seu paraninfo (padrinho) Antonio Carlos Tórtoro, Patrono da Cadeira no. 40.
A acadêmica Claudia Helena Araujo Baldo (Mestre de Cerimônia) iniciou a sessão solene de posse  compondo a seguinte mesa: Luiz Carlos Moreno (Presidente), João Alberto de Andrade Velloso (Vice), Débora Vendramini (acadêmica da ARE, Secretária da Educação representando a Prefeita Darcy Vera ) , Rosa Maria Britto Cosenza de Oliveira (Presidente da ARL – Academia Ribeirãopretana de Letras e Patrona da Cadeira no. 29 da ARE) e Antonio Carlos Tórtoro (Idealizador, fundador, primeiro Presidente, paraninfo de Irene Coimbra). Para completar a mesa, foram convidados os acadêmicos Velloso e Tórtoro para encaminharem  Irene Coimbra até à mesa, ao som de Clarinada especial, e, em seguida, Pompa e Circunstância. Claudia (Mestre de Cerimônia) registrou as presenças dos Patronos da ARE (Amini Boainain Hauy, Ely Vieitez Lisboa, Nilva Mariani e Rita Mourão) , dos acadêmicos ( Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Marilda Franco de Moura Vasconcelos – ex-presidente , Odete Luiz de Lucca Thiezerini, Nely Cyrino de Mello e Maria Aparecida de Britto Cosenza – criadora do lema da ARE : In totum hominem promovere) e dos membros honorários  ( Marco Pires – fotógrafo, Luzia Marilena Onofre e Percília Mariani). A acadêmica  Melânia Dala Torre justificou ausência e enviou um arranjo de rosas para a neo-acadêmica. Passada a palavra ao Presidente Moreno o mesmo abriu a sessão, deu as boas vindas, agradeceu a presença de todos e expôs os motivos da realização do evento (posse de Irene e comemoração dos onze anos da ARE fundada em agosto de 2002). Após e execução do Hino Nacional  (pelo Musical  Ed Lemos – Ed Lemos e o violinista, José Roberto)passou a palavra ao paraninfo, Antonio Carlos Tórtoro, que fez a saudação e deu as boas vindas à neo-acadêmica. A seguir, depois de ouvirmos a interpretação de Jesus, Alegria dos Homens e O Vento levou,  Irene recebeu das mãos do Presidente Moreno seu diploma de acadêmica e , das mãos do acadêmico Velloso, seu medalhão, Prof. Nicolau Dinamarco Spinelli. Irene então, leu seu discurso de posse homenageando  o Patrono e a antecessora de sua Cadeira. Em seguida Ed Lemos interpretou magistralmente o Hino da ARE ( letra do Patrono Antonio Carlos Tórtoro e música do acadêmico Wilson Salgado). Procedeu-se então a entrega de ramalhetes: a acadêmica Odete entregou para a acadêmica Marilda (representando parentes de Lisete) , a Patrona Nilva entregou para a acadêmica Débora ( representando parentes de Renato Migliorini) e a acadêmica Nely entregou para neo-acadêmica , Irene Coimbra. Encerrando a sessão solene de posse todos cantaram o Hino a Ribeirão Preto.  Intercalando momentos do evento — que acolheu dezenas de convidados/amigos de Irene —   Ed Lemos e José Roberto ainda interpretaram La Vien Rose e Eu sei que vou te amar, encerrando a parte musical com Bolero de Ravel. Após a sessão de posse foi servido aos presentes um coffee break . A cobertura fotográfica ficou a cargo de Marco Pires (Espaço ) e Lu Degobbi (Grupo Amigos da Fotografia)

 

SAUDAÇÃO À IRENE COIMBRA DE OLIVEIRA CLÁUDIO
(Discurso do paraninfo na sessão solene de posse – dia 10 de agosto de 2013 – Hotel Nacional).

Mais uma vez as portas desse sodalício, idealizado e fundado por mim, e mais oito membros da ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras, em 2002, se abrem para acolher em mais uma sessão solene da ARE – Academia Ribeirão-pretana de Educação, um novo membro que ocupará a Cadeira antes ocupada pela saudosa Lisete Casagrande e que tem como Patrono o inesquecível Prof. Renato Hélios Migliorini.
Nossa academia, que congrega imortais e inesquecíveis nomes da história da Educação ribeirãopretana, recebe na noite de hoje, para ocupar a Cadeira de número 28, uma educadora que virá escrever, junto com os demais membros da ARE , a história da educação recente e futura de nossa cidade e região.
Acabamos de comemorar no último dia 3 de agosto, o décimo primeiro ano de vida desse sodalício, e, de presente,  estamos recebendo nessa noite de gala, a esperança de, doravante, termos sempre conosco a simpatia, a alegria, a disposição para realizar, a dinamicidade, a coragem, a ousadia de Irene Coimbra.
Nossa colega de ARE, Ely Vieitez Lisboa, Patrona da Cadeira no. 7,  costuma dizer que Irene é Midas que tudo em que toca, na Cultura e na Educação, vira ouro. Irene enfrenta empecilhos, dificuldades e sempre vence com sua força de vontade incansável,  espírito prático e intrepidez. Ainda segundo Ely, e faço minhas as palavras dela, Irene é idealista, e tem uma característica muito rara: Ela não viaja só. Sempre que acredita em uma ideia, um projeto, dedica-se com denodo e garra férrea, todavia, nunca parte sozinha em busca de seus sonhos. Agrega, reúne, estimula. É guerreira entusiasta, espécie rara. E Ely finaliza: enquanto houver na Cultura, na Educação, na Literatura e  na Arte, gente como Irene, tudo florescerá com pujança, e tal semeadura, com certeza, com terra tão bem amanhada, e com bons semeadores, produzirá, biblicamente, cem por um.
É esse o novo nome que virá somar esforços junto à ARE  no trabalho incansável dedicado à Educação numa cidade com tantas instituições de ensino em todos os níveis.
Irene Coimbra de Oliveira Cláudio, é filha de Juvenal Coimbra de Oliveira e Carmen Palicer de Oliveira. Nasceu no Município de Patrocínio Paulista/SP. Passou a infância e adolescência na tranquila cidade de Itirapuã/SP, onde concluiu o antigo curso ginasial em 1966. Em 1967 mudou-se, com a família, para a cidade de Franca com a finalidade de prosseguir seus estudos já que em Itirapuã não havia outro curso além do ginasial. Em Franca residiu por 3 anos, e ali fez o Curso Científico no IEETC – Instituto de Educação Torquato Caleiro. Seu objetivo era fazer Medicina. Em 1969 mudou-se para Ribeirão Preto. Ganhou uma bolsa de estudos do Curso Osvaldo Cruz. Trabalhava durante o dia e estudava à noite.Prestou vestibular pra Medicina, mas não foi aprovada. Desistiu da Medicina e decidiu fazer Letras na Barão de Mauá. Formou-se em 1975 e começou a lecionar, como professora substituta ACT, em 1976. Como professora substituta lecionou em quase todas as escolas de Ribeirão Preto e como professora efetiva passou pelas escolas: Benedito Maciel Arantes; Prof. Domingos J B Spinelli; Prof. José Martimiano da Silva (Antiga Industrial) e Dom Alberto José Gonçalves. Em fevereiro de 1991 decidiu abrir sua própria escola de idiomas no Bairro Jardim Independência e pediu exoneração do Estado. Durante 19 anos esteve à frente de deu “Centro Cultural de Idiomas”. Em 2010, já aposentada, decidiu parar de lecionar e dedicar-se a outras atividades, mas todas voltadas à Educação e Cultura. Em 2011, coordenou a Primeira Antologia Ponto e Vírgula – Poesias, Contos e Crônicas, com participação de 39 escritores. Em 2012 coordenou a Segunda Antologia com participação de 46 escritores e neste ano, dia 25 de maio, lançou a Terceira Antologia Ponto & Vírgula, com participação de 54 escritores. A quarta Antologia, com participação de 60 escritores, já está no prelo, com seu lançamento  programado para a primeira quinzena de dezembro desse ano.
Irene Coimbra é produtora e apresentadora do Programa Ponto & Vírgula, da TVRP desde 2008. Em janeiro de 2013, fundou a Revista Ponto & Vírgula que nesse mês irá para a sua 8a. Edição. Como Escritora, Irene, em 1997 publicou seu primeiro livro: “Pedaços de um Diário”. Em 1998 – “Dr. Hanamaikai e outros contos”. Em 2000 – “Simplesmente Poemas”. Em 2004 – “Entre Poemas” e ” Meu Diário Meia Sete”. Em 2006 – “Denúncias Poéticas, Contos e Crônicas”. E em 2012 – “Poemas de Irene”. Em 2008 e 2009 foi coordenadora do Estande dos Autores Locais e Regionais da Feira do Livro de Rib. Preto.
Irene é casada com Paulo Cláudio. Tem dois filhos, Fernando e Aline, e um neto, Raul.
Enfim,  é com imenso orgulho e satisfação, que nessa noite de comemorações, usei da palavra para saudar a neo-acadêmica Irene Coimbra de Oliveira Cláudio.
Não fosse a imposição dos estatutos da ARE e a amizade que nos prende à neo-acadêmica, outros motivos não teríamos para usar da palavra nesse momento pois é bastante farta a galeria da ARE, em nomes para exercer nesse momento  a função de padrinho da Irene.
Entretanto, imperiosa foi a missão, e dela espero ter-me desincumbido no mesmo nível do amor, carinho e respeito que sinto pela homenageada.
Seja bem-vinda, Irene, ao nosso sodalício.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

 

70_12456-1 70_12446-1 70_12447-1 70_12448-1 70_12449-1 70_12450-1 70_12451-1 70_12452-1

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, EDUCAÇÃO