PALAVRAS DE AC TÓRTORO NA ABERTURA DO II ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO: ARE – COMO TUDO COMEÇOU…

Meu caro presidente, Luis Carlos Moreno, em nome de quem cumprimento todos os componentes da mesa.

Autoridades presentes ou representadas.

Meus colegas de academias : ARL e ARE

Convidados e familiares.

Senhoras e senhores.

Boa noite.

Por ser formada por professores, a maioria dos membros participantes das reuniões mensais da ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras, os assuntos literários, em geral, acabavam desaguando em questões educacionais . Por isso, dia 3 de agosto de 2002 , no restaurante Fazenda de Minas , Rua 7 de setembro , 1666 , após reunião ordinária da ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras , como presidente do sodalício propus aos membros presentes, e foi aprovada por unanimidade, a Fundação da ARE- Academia Ribeirão-pretana de Educação.
Finalmente teríamos uma academia na qual poderíamos tratar de  assuntos estritamente ligados à Educação.
Os membros, nesses dez anos de nossa história, não tendo sede própria, sempre foram acolhidos, para suas reuniões mensais , nas salas de aula do Centro Universitário Barão de Mauá e, atualmente, na biblioteca do Colégio Anchieta.

O primeiro endereço oficial da ARE foi a Avenida Santa Luzia , 84 , no Sumaré, onde está a Sede do SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, por uma concessão do hoje acadêmico, João Alberto de Andrade Velloso.

Em 2002, formamos uma primeira Diretoria Provisória composta pelos professores, membros da ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras  : Eu ( Presidente) , Dr Luis Carlos Raya ( Vice-presidente) , Ely Vieitez Lisboa ( Secretária ) e Waldomiro Waldevino Peixoto (Tesoureiro) .

A Diretoria Provisória recebeu dos presentes a incumbência de dirigir o novo sodalício até a eleição da primeira Diretoria da ARE, eleita pelos seus próprios membros,  devendo redigir, aprovar e registrar o Regimento Interno e os Estatutos, compor e aprovar as insígnias e medalhão da instituição , estabelecer os Patronos das Cadeiras, admitir e empossar os novos acadêmicos , realizar a eleição da primeira Diretoria e dar posse aos seus membros .
A eleição da primeira Diretoria ocorreu em 2007,quando a ARE já contava com mais de 20 membros efetivos, escolhidos pela Diretoria Provisória.

É importante frisar que, como Patronos, para as 33 primeiras Cadeiras foram dados os nomes dos professores Ribeirão-pretanos homenageados em solenidade para os Grandes Mestres de Ribeirão Preto,  realizada no Teatro Pedro II no final do mandato do Prefeito Jábali. Para as outras sete Cadeiras (completando o total de 40 ) foram dados os nomes dos acadêmicos da ARL, presentes à reunião de fundação, dia 2 de agosto de 2002: a única academia  criada com os Patronos todos vivos.

A Diretoria Provisória , dando início às suas atividades designou os acadêmicos da ARL-Academia Ribeirãopretana de Letras, Nilva Mariani, Rita  Mourão , Ely Vieitez Lisboa, Dr Luis Carlos Raya, Waldomiro Waldevino Peixoto , Dr Alfredo Palermo e eu, para integrarem a comissão que, no dia 14 de setembro de 2002, apresentou os projetos do Estatutos e Regimento Interno .

Apresentei, na época,  sugestão para a criação do logo e da letra do Hino da nova academia. Foram aprovados por unanimidade e utilizados atualmente.
O acadêmico Wilson Salgado ficou encarregado de compor a música do Hino.
A acadêmica Maria Aparecida de Britto Cosenza sugeriu, e foi aprovado  o lema que consta da logo.

Um dos eventos marcantes da ARE, em seus primeiros anos de vida,  foi o Prêmio  MEU MESTRE INESQUECÍVEL, que entregou a professores de diversos níveis, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior e outras  modalidades educativas, um troféu em bronze, idealizado por mim e confeccionado de forma primorosa pela minha colega, artista plástica, acadêmica da ALARP-Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, Maria Mirlene Freitas Rodrigues, que também confeccionou os Medalhões  “Nicolau Dinamarco Spinelli”.

Em seu início, todos os eventos da ARE contaram com o apoio incondicional de membros honorários : o colunista social Manoel Simões, o fotógrafo Marco Pires, o atual Secretário da Fazenda, Sérgio Nalini, o proprietário do O Diário, Dr Jubayr e muitos outros que compreenderam e assumiram conosco os objetivos da nova academia.

Nesses anos todos, e, principalmente nos primeiros anos da ARE, contei  sempre, nas diversas funções assumidas, e nos momentos de alegria e de dificuldades, com a presença de minha luz, minha Lúcia, esposa e companheira, a quem devo a possibilidade de ter-me permitido assumir o árduo desafio de ser, simultaneamente, durante 5 anos, presidente da ARL e da ARE.

A todos os companheiros que me acompanharam, e que continuam me acompanhando nessa jornada, meus sinceros agradecimentos.

 

70_11900-1 70_11887-1

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, EDUCAÇÃO