AC TÓRTORO: MESTRE DE CERIMÔNIA DO ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Tendo como Mestre de Cerimônia o acadêmico Antonio Carlos Tórtoro (idealizador, fundador, Patrono da Cadeira no. 40,  e primeiro Presidente da ARE), no dia 12 de agosto de 2011, no anfiteatro da UNIP, a partir das 19 horas e 30 minutos, a ARE- Academia Ribeirão-pretana de Educação promoveu seu  Encontro Regional de Educação com o tema “ Ensinando no século XXI “, em comemoração ao 9º.  aniversário de fundação do sodalício ( 2 de agosto de 2002).
A mesa, sob direção da acadêmica Melânia Dalla Torre (Titular da cadeira no. 6) , contou com a presença da acadêmica Débora Vendramini (Titular da Cadeira no. 38) , atual Secretária Municipal de Educação. O acadêmico João Alberto de Andrade Velloso, vice-presidente da  ARE (Titular da Cadeira no. 40 , Patrono , Antônio Carlos Tórtoro) usou da palavra antes da apresentação do coral.
Aberto o evento ( com um público presente em torno  de 400 pessoas)  com a participação do Coral da UNAERP (Regente Suzana Samorano – que cantaram o Hino Nacional, a seguir o número musical Benedicat, e após, o Hino da ARE – música de Wilson Salgado e letra de AC Tórtoro).
Participaram do evento — destinado aos alunos do curso de Pedagogia das diversas instituições universitárias de Ribeirão Preto e região  —  os professores acadêmicos: Filomena Elaine Paiva Assolini (Titular da Cadeira no.  5 – Patrono,  Divo Marino ) discorreu sobre “Formação de Professores: Aprender a conhecer” , Lisete Diniz  Ribas Casagrande (Titular da cadeira no. 28 – Patrono, Renato Hélio Migliorini ) discorreu sobre “ Quatro Pilares da Educação: Aprender a ser” ,  Luiz Carlos Moreno, Presidente da ARE (Titular da Cadeira no. 17 , Patrono, Lucy Musa Julião ) discorreu sobre “ Gestão Escolar: Aprender a conviver”   e  Lafayette da Costa Tourinho Neto ( Titular da Cadeira no. 25 , Patrono, Ophélia Chiarelli Minelli) discorreu sobre “ Uma Experiência no Ensino Médio”.
O encontro, focado na educação escolar realizada no Ensino Fundamental e Médio , fundamentou-se na proposta da UNESCO (Organização das nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) por meio da Comissão para a Educação no século XXI, coordenada por  Jacques Delors: no relatório editado sob a forma do livro: “Educação: Um Tesouro a Descobrir” de 1999, a discussão dos “quatro pilares” ocupa todo o quarto capítulo, da página 89-102.
No seu relatório são descritos os quatro pilares que deverão constituir os alicerces da “educação ao longo da vida “ (lifelong education) : aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
A discussão entre os participantes e  o público pretendeu abordar as consequências práticas desses fundamentos para a gestão escolar, a formação de professores, as atividades escolares, a formação de valores e atitudes dos alunos.
Com essa ênfase na aplicação prática  dos princípios propostos pela UNESCO, a ARE e os seus acadêmicos apresentaram sua contribuição para a necessária tomada de consciência, pelos profissionais do campo educacional, quanto aos novos valores e fins que devem nortear a educação básica na atualidade.
No local do evento foram expostos trabalhos ( livros ) dos acadêmicos, acompanhados de uma exposição de fotos — organizada pelo Grupo Amigos da Fotografia —contando um pouco dos 9 anos de vida do sodalício.
Ao final do Encontro, ocorrido pontualmente às 22 horas, conforme previsto, durante 30 minutos os presentes fizeram perguntas e ouviram respostas dos 4 conferencistas.
A cobertura do evento ficou por conta do Programa Evidência ( Rodrigo Simões – membro honorário da ARE) e Ribeirão Capital (Zuleika ) e do fotógrafo ( e membro honorário da ARE , Marco Pires).

 

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