BODAS DE PÉROLAS DO COLÉGIO ANCHIETA: COORDENAÇÃO DE AC TÓRTORO

“Lembre-se que a pérola, como dizem os poetas, nasce do sofrimento da ostra” .

 

No dia 8 de março o Colégio Anchieta  completou 30 anos de realizações  no setor educacional de Ribeirão Preto.
Em comemoração à data , toda a comunidade Anchieta, no decorrer do dia 6 de março, sexta-feira, esteve envolvida em atividades — sob a coordenação do professor Antônio Carlos Tórtoro —,   que marcaram de forma indelével para alunos, funcionários, corpo docente e ribeirãopretanos em geral, mais um ano de vida de uma instituição educacional que sempre buscou desenvolver o educando assegurando-lhe integralmente a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania ao fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em seus posteriores estudos.
Da programação constou: missa, lançamento do concurso de poemas “Anchieta, 30 anos “ com Troféus Mialich ( lançamento contou com a presença da escritora/poeta , Nilva Mariani, da ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras) —— inauguração de espaço cultural — exposição de fotos de AC Tórtoro, do Grupo Amigos da Fotografia: SHOWZO MISHIMA,  na biblioteca do Colégio (inauguração contou com a presença do artista plástico, Shozo Mishima, da ALARP- Academia de letras e Artes de Ribeirão Preto e dos diretores/presidente do Grupo Amigos da Fotografia , João e Elza Rossato )  , apresentação de dança —  grupo de dança livre da professora Dani e alunas do ensino médio, Maitê Queiroz Marques e Marina Borges —  lançamento de balões de gás com mensagens de alunos , alusivas à data e, como em toda festa de aniversário, um bolo com direito a 30 velinhas.
Enfim, o Colégio Anchieta, que ao contrário das pérolas, nasceu e cresceu, fruto do trabalho, alegria e força de vontade de todos que até hoje, ajudaram a escrever sua História, estará em festa durante todo o ano letivo de 2009, propiciando a todos que nele convivem muitas atividades culturais, esportivas e sociais.

 

Vejam vídeo da festa de aniversário do Colégio Anchieta registrada pelas lentes do Programa Evidência no. 942 em que se ouve o Hino do Colégio Anchieta que tem letra de minha autoria : Antônio Carlos Tórtoro.

http://www.programaevidencia.com.br/programa/14/programa-evidencia-942

 

 
BODAS DE PÉROLA
(1979-2009)
Poema de Antônio Carlos Tórtoro
Trinta Anos Novos.
Projetos apresentados.
Esperanças renovadas.
Planos esboçados.
Futuro sonhado.
Trinta Carnavais.
Fantasias confeccionadas.
Risos prolongados.
Máscaras arrancadas.
Enredos desencantados.
Trinta finados.
Amizades desencarnadas.
Sonhos interrompidos.
Lágrimas derramadas.
Soluços contidos.
Trinta aniversários.
Velas acesas.
Presentes distribuídos.
Postas as mesas.
Bolos repartidos.

Trinta Natais.
Paz e amores renovados.
Alegria compartilhada.
Abraços apertados.
Fraternidade almejada.
Trinta anos .
Comunidade irmanada.
Maturidade atingida.
Continuidade da jornada.
Passos importantes de uma vida.

BREVE HISTÓRICO DO COLÉGIO ANCHIETA

 

Pouco antes de 8 de março de 1979,— data da autorização de funcionamento do  Colégio Anchieta — a professora Mariléia Sant’Anna Ziliotto convidou a professora Alcilene Soares Aguiar para , juntas, criarem um colégio: começava a nascer o Anchieta,  a ser instalado na avenida Presidente Vargas, 1615.
Na sala de entrada foi feito um brasão do Estado de São Paulo, em pedra, e, rapidamente foi obtida a autorização para funcionamento (Jardim, pré e 1º Grau) com a ajuda imprescindível dos Supervisores de Ensino , Sr Osvaldo Bignelli e Sra. Osana Salatian.
O sonho era criar uma instituição que fosse referência para a população de Ribeirão Preto, uma boa escola, diferente, onde as crianças não precisariam mais fazer as tarefas em casa, mas, sim, na própria escola, com acompanhamento adequado, fazendo o trabalho de recuperação no próprio ambiente escolar, caso necessário: foi a primeira escola da cidade com período integral, criada nos moldes do Colégio Bandeirantes, de São Paulo,capital.
Os primeiros professores, que se propuseram a uma adequação à novas propostas, foram Luciana Junqueira (Balé), Vander (Desenho), Vera Hanna (Português) , Jorge Dagher (História) , Marli (Coordenadora Pedagógica), e outros de Ginástica Olímpica, Expressão Corporal, Artesanato, Judô. Alcilene cuidava da Direção e Mariléia da Coordenação ( e também dava aulas de Ciências).
Posteriormente entrou para a sociedade Elza Minelli para fazer o trabalho de Coordenação Pedagógica dos “pequenos”, que passou a fazer parte da sociedade.
Passado algum tempo, Elza Minelli desistiu da sociedade e, por motivos financeiros, foi encerrada a sociedade Alcilene/Mariléia/ Elza e então o colégio foi adquirido pelos sócios João Alberto de Andrade Velloso (atual mantenedor) e Alcilene Soares Aguiar ( atual Diretora).
Em 1993 o Anchieta abriu seu 2º. Grau, utilizando o Sistema Didático Etapa, direcionado aos vestibulares, e tendo como Coordenador o professor Pádua.
Nascido para inserir  na Educação de Ribeirão Preto uma nova proposta pedagógica, o Colégio Anchieta, durante seus 30 anos de existência tem buscado manter-se à frente em suas práticas e objetivos educacionais utilizando atualmente o material didático Objetivo, aulas ministradas por professores de alto nível e competência, e sempre inserido na comunidade ribeirãopretana, permitindo que essa mesma comunidade interaja com o colégio , a cada ano letivo, realizando palestras, exposições, gincanas, feiras científico-culturais, encontros e debates.
Enfim , é muito importante para todos os componentes da comunidade Anchieta, como canta o refrão de seu Hino — cuja letra é de Antônio Carlos Tórtoro — estar fazendo parte dessa História : Nosso Colégio Anchieta / Anchieta , poeta e professor./ “Ó valoroso esquadrão. / Ó gente vitoriosa ! / Ó vitória gloriosa ! “ / Ser nessa Escola educando !  / Ser nessa Escola educador ! .

 

Fotos de Marco Pires da Espaço Vídeo e Foto.

 

3921-1 3908-1 3909-1 3910-1 3911-1 3912-1 3913-1 3914-1 3915-1

Colégio Anchieta, EDUCAÇÃO, FOTOGRAFIA, LITERATURA