AC TÓRTORO E O GECKO DO VINÍCIUS NO ANCHIETA

GECKO-DO-VINICIUS-1
Na manhã do dia10 de setembro de 2014, numa parada em meu trabalho de Orientação Educacional no Colégio Anchieta, conheci, no pátio, um animalzinho simpático e interessante, o Gecko do Vinícius Nicolau Marinheiro, do 3º. Ano, Ensino Fundamental II.
Um momento de relações públicas e uma carícia rápida no bichinho exótico.

Os Geckos Leopardo são originários da zona geográfica que se estende desde o Irão ao norte da índia passando pelo Paquistão e Afganistão. Estes animais de nome científico Eublepharis macularius, é um dos mais populares da sua família. Para tal contribui a sua bonita coloração composta por tons de dourado, preto e branco e o seu distinto temperamento. É que na sua maioria, os Geckos são conhecidos por serem agressivos e dificilmente estabelecerem uma boa relação com o Homem. No entanto, os Geckos Leopardo têm um comportamento bastante amigável podendo ser facilmente manuseados na sua fase adulta. Os mais jovens têm um comportamento um pouco mais defensivo produzindo alguns sons estranhos. Mas isso nada é do que uma reacção inata ao perigo. Uma mordidela de Gecko Leopardo nem sequer é considerada perigosa.

Estes Geckos têm hábitos predominantemente nocturnos estando então muito activos durante a noite procurando as suas presas. Observá-los nesta actividade é uma tarefa bastante gratificante. O seu olhar alargado, vivo e alerta redobra de interesse quando ele avista a sua presa. Aliás, é desta vivacidade de olhar que lhe vem o nome eublephar que em latim significa pálpebra.

A pele, que regularmente mudam, estranhamente faz parte da sua dieta. Nunca retira a pele ao seu Gecko pois pode cortá-la. Se achar que pode ser necessária a sua intervenção consulte um veterinário especializado neste tipo de animais.

Foto da Tia Nilce – Profa. Do Vinícius.

Colégio Anchieta, EDUCAÇÃO