AC TÓRTORO: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MÁSCARAS: ESPELHOS D’ALMA.

MASCARAS-DIVULGAÇÃO-ELZA
“Feliz é o ancião que tem a fé de Abraão, a persistência de Jacó, a intimidade de Enoque com o Senhor, o espírito evangelístico de Paulo, a liberalidade de Barnabé e a visão de João na Ilha de Patmos”.

Em visita à Casa da Amizade encarei os olhares daqueles homens e mulheres de avançada idade, e refleti sobre as suas vivências, as suas experiências tão desvalorizadas nesse país, que não tem como cultura um respeito pelo idoso e me lembrei das palavras do Pastor Oswaldo Luiz Gomes Jacob – Pastor da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa – RJ.

“Os idosos não devem ser olhados com pena, mas com admiração. Não devem ser tratados com desprezo, mas com honra. Não devem ser motivo de chacota, mas motivo de gratidão e louvor a Deus. O olhar do ancião é um olhar clínico, capaz de discernir e dar orientações sábias. Precisamos do olhar do idoso, da sua opinião, da sua avaliação e do seu trabalho. Os países desenvolvidos como Japão, Suécia, Alemanha, Estados Unidos, França e Inglaterra têm muito apreço pela pessoa de avançada idade.
O olhar do avançado em dias é para ser valorizado. É uma visão com a experiência do passado, a tranqüilidade do presente e a esperança do futuro. A tendência dos mais velhos é olhar no retrovisor. Há, todavia, muitas exceções. Devemos aprender do idoso, da sua experiência de vida. Conversar com ele e buscar conselho. É muito precioso ver uma pessoa com idade avançada esboçando um sorriso e uma simpatia contagiantes. Os olhos de uma pessoa na terceira idade podem estar cansados, mas o seu olhar é penetrante, radiante, brilhante e contagiante”.
Por esses motivos resolvi fotografar os olhares de vinte e quatro idosos, homens e mulheres, a fim de permitir a cada um de nós encará-los um a um, por alguns momentos, e dessa troca de olhares sairmos mais humanamente enriquecidos.
Eis a proposta de minha exposição MÁSCARAS:ESPELHOS D’ALMA.

CURRÍCULO, FOTOGRAFIA, Fotográfico