TONINHO E DÉBORA VENTURA NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS

Os escritores Antonio Perucello Ventura e Débora Ventura realizaram manhã de autógrafos dos livros, “Toninho, o poeta A-Ventura” e “A navegante” respectivamente, na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 8 de novembro de 2015, das 10 às 11 horas da manhã.
A presença deles foi a 94ª de uma série, que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas em um dos finais de semana de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

Débora Soares Perucello Ventura, nasceu em São Paulo/SP. É formada em Odontologia e atua como cirurgiã-dentista na cidade de Mococa.
Começou a escrever em 1999, na entidade literária de Mococa “Grupo Início” e teve alguns de seus poemas publicados no livro Antologia Poética – Grupo Início (Alfa Ômega) em 2001. Fez parte também de outras antologias poéticas.
Tem vários poemas publicados na imprensa desde 1999 até a presente data.
Em 2015 lançou seu primeiro livro de poemas, A navegante, com prefácio de Antonio Carlos Secchin, orelhas de Carlos Nejar e posfácio de Marcos Pache, e participações dos artistas plásticos, Marcos Irine, que ilustrou todos os poemas, e Tânia Jorge, que desenhou a capa do livro).
Débora ventura é mãe de Toninho Ventura.

Antonio Perucello Ventura (Toninho) é natural de Ribeirão Preto. Nasceu em 31 de janeiro de 2004. Filho do escritor e poeta Antonio Ventura e da poeta Débora Soares Perucello Ventura. Antonio, conhecido como Toninho, estuda o 6º ano do ensino fundamental II, na escola Nova Unigrau, em Mococa, cidade onde mora.
Escreveu seu primeiro poema aos cinco anos de idade e publicou seu primeiro livro em 2014 na Festa Internacional de Paraty – Flip. Seu livro Toninho, o poeta A-Ventura é um livro com 12 poemas, ilustrados por dois artistas plásticos de Paraty, Marcos Irine e Luzia Medeiros. O livro teve revisões de Ely Vieitez Lisboa e Antonio Carlos Secchin.

SOBRE O LIVRO DE ANTONIO PERUCELLO VENTURA

O jovem poeta Antonio Perucello Ventura escreveu seu primeiro poema “O autor” com cinco anos de idade. Depois vieram outros, selecionados neste livro de estreia Toninho, o poeta A-ventura, e que apresentam espantosa visão amadurecida da vida e do mundo.
Mas o domínio da palavra não veio do acaso. Antonio Perucello Ventira tem na alma o prazer da leitura. Já leu textos clássicos como Odisseia, Dom Quixote, Vinte mil léguas submarinas., A divina comédia, O pequeno príncipe e Frankenstein, entre outros.
Desenvolve as atividades literárias, é uma criança feliz: faz teatro na escola, toca flauta transversal, brinca com os amiguinhos, joga bola e videogames.

SOBRE O LIVRO DE DÉBORA VENTURA

Este livro de estreia da autora, seleção de 40 poemas produzidos entre 2000 e 2014, ganhou prefácio do poeta, crítico literário e acadêmico Antonio Carlos Secchin, que afirma: “Trata-se de um lirismo de entretons, avesso à grandiloquência, e que na contenção discursiva e na melancolia do desalento produz seus melhores frutos”. No posfácio, o professor Marcos Pasche, mestre em literatura brasileira pela UFRJ, assinala que “os versos simples e claros, que proporcionam leitura fluida e penetrante, contrastam com a atmosfera que formulam, marcada pelo que passou e ainda permanece, feito lâmina e sombra, na pele e na memória”. No texto de apresentação, o poeta Carlos Nejar, também membro da ABL, diz que a autora “pega as coisas pela mão da palavra, como a poesia quer. (…) Não pensa o verso; o verso é que a pensa”. Além do belo retrato na capa do livro, feito por Tânia Jorge, 41 desenhos coloridos de Marcos Irine ilustram a poesia de Débora Ventura.

Prestigiaram a presença dos escritores Antonio Perucello Ventura e Débora Ventura na biblioteca do Regatas o esposo de Débora e pai de Toninho – o escritor Antonio Ventura, o vice-presidente do Regatas, Antonio Cese, , amigos e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes .A bibliotecária Deise recebeu exemplares dos livros das mãos dos autores — que vieram enriquecer o acervo de mais de dois mil títulos.
Tórtoro entregou para a família Ventura um exemplar do seu livro Repercutindo Educação e recebeu de Antonio Ventura um exemplar do livro O guardador de abismos.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia

ACADEMIAS, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, Escritores no Regatas, LITERATURA