O jovem Rodrigo Degobbi Tórtoro , realizou manhã de autógrafos do livro infantil escrito em sua homenagem por Alexandre Azevedo e Antonio Carlos Tórtoro, e ilustrado por Renato Andrade; “O menino de um braço só”, na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 26 de junho de 2016, das 10 às 11 horas da manhã.
Sua presença foi a 101ª de uma série, que o associado e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, no 2º. domingo de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.
Rodrigo Degobbi Tórtoro – Rod Tórtoro
Rod é um guerreiro que não se deixou abater diante das dificuldades, tornando-se um exemplo para todos aqueles que o conhecem: no Colégio Anchieta e no Clube de Regatas.
“…Rodrigo é um rapaz perseverante, alegre, de bem com a vida que, mesmo com a sua deficiência, não deixou a peteca cair: continua do mesmo jeito. Não, não, do mesmo jeito não, agora ele tem novas habilidades e muitos outros desafios pela frente que, com certeza, vai tirar de letra”.
Alexandre Azevedo
“ …espero que esse belo exemplo de Rodrigo ajude todas as pessoas a superarem as mais diversas dificuldades que surgem na vida”.
Renato Andrade.
PREFÁCIO DO LIVRO
Como explicar uma fatalidade?
Se a necessidade é de palavras que esclareçam a resposta, a eloquência atingida pela dor se cala.
O paciente da ação esmera-se por viver e sentir a felicidade de continuar vivo, eternizando-se, enfim, com o seu jeitinho especial e inconsciente de ser superior a tudo o que lhe está acontecendo.
Eis que a arte literária surge, como sempre, para aliviar as agruras da vida e para abrir-nos as portas da criação artística, fazendo-nos enxergar uma nova realidade ou, até mesmo, realizando a metamorfose da experiência que vivenciamos.
Assim, Alexandre Azevedo, com exemplar sensibilidade e arte, dá-nos sua resposta em forma de poesia, entregando-nos O menino de um braço só, que podemos chamar, ainda com muita humildade, de arte extrema da superação. E tudo não acaba em silêncio. Melhor ainda: nada acaba em silêncio.
E ainda mais: formou-se uma trilogia superadora de um difícil momento: o relato aflitivamente alentador de Antônio Carlos Tórtoro, pai de Rodrigo Tórtoro, o Rod personagem; a força magistral da palavra poética de Alexandre Azevedo; e a arte encantadora do ilustrador Renato Andrade.
E, com o peso e a graça da emoção, resta-me apresentar a todos quem é Rodrigo Tórtoro, meu ex-aluno e, hoje, meu colega, pois trabalha no Departamento de Informática, tudo isso no Colégio Anchieta, espaço de Educação, onde tudo vira conhecimento, crescimento, família e Amor.
Para expor quem é Rodrigo, seleciono três pilares que sustentam o meu personagem: a família, a amizade e a leitura.
A família, esteio de nossa bem-nascida segurança material e espiritual, assegura-nos o devir e aplaude nossas esperanças, pois ela as tem, também, por nós. Rodrigo, filho e irmão, com sua genética do bem, torna realizada a família que o possui.
A amizade, sentimento que, se realmente existe, entrelaça as pessoas e tanto é mais verdadeira quanto maiores são as qualidades que elas deixam transparacer na arte da convivência com todos aqueles que as cercam, principalmente com as suas diferenças. Rodrigo esbanja amor e é queridíssimo amigo de nossas crianças e adolescentes, os quais, diante desse grande companheiro, tornam-se mais felizes.
A leitura aprimora o mundo, impele nossa cosmovisão, faz-nos viajar pelo espaço infinito das ideias. É com ela que Rodrigo, leitor assíduo, preenche sua vida, viajando, com seu dedinho, pelas páginas das obras que o encantam. Imagino a alegria de Rodrigo ao se ver personagem inteiro desta obra!
Muito mais do que falar sobre o meu querido Rod é ter com ele a alegria e a graça de conviver e de beber o mais puro líquido de esperança e coragem que exala de sua inesgotável fonte. Além da dor, existe nele a força exemplar da superação, e é assim que esta obra o eterniza.
Profa. Dra. Vera Lúcia Hanna
Prestigiaram o evento de Rod Tórtoro, na biblioteca do Regatas o Diretor do Regatas e Vereador, , Rodrigo Simões, e seu filho João Rodrigo, além de amigos e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes. A bibliotecária Deise recebeu exemplar do livro das mãos de Rod Tórtoro, que vieram enriquecer o acervo de mais de dois mil títulos.
Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia
COMENTÁRIO DE MARCO E ELIANA PIRES SOBRE O LIVRO:
Coisa mais linda este livro: O menino de um braço só.
Talvez o livro que mais me fez aprender com a vida!
Ao pega-lo me aquietei na sacada de casa e fiquei imaginando o que poderia vir nas páginas seguintes… sou parente de Rodrigo, conheço a sua história e tive medo de ler, mas fui surpreendida !!
A gente cresce a medida que se doa!
ROD é exemplo de força, perseverança, humildade e fé.
É instrumento divino de aprendizado, questionamento e conhecimento.
Me coloquei em cada coraçãozinho de criança lendo esse livro e por fim me lembrei que Deus nos dá sempre a oportunidade de sermos pessoas do bem e fazer o bem.
Obrigada Senhor, obrigada Rodrigo