LI E GOSTEI: RENOVANDO ATITUDES

TUDO É COMO DEVERIA SER

“Seguramente Deus escolhe seus servos ao nascerem, ou talvez antes mesmo do nascimento”
Epicteto

Elaborado a partir do estudo e análise de ‘O Evangelho Segundo o Espiritismo’, no livro Renovando Atitudes, psicografado por Francisco do Espírito Santo Neto, o autor espiritual Hammed afirma que somente podemos nos transformar até onde conseguirmos nos perceber. Ensina-nos como ampliar a consciência, sobretudo através da análise das emoções e sentimentos, incentivando-nos a modificar os nossos comportamentos inadequados e a assumir a responsabilidade pela nossa própria vida.
Posso afirmar que qualquer livro que temos a oportunidade de ler, nos deixa, em alguma de suas páginas, uma mensagem mais marcante, mais forte, que diz respeito ao momento que estamos vivendo.
Em Revivendo Atitudes, na página 94, uma forma de pensar que tem pautado minha vida nos últimos trinta meses, e que tem me ajudado a suportar a carga de provações pela qual tenho passado.
“A confiança em que tudo está justo e certo e em que não há nada a fazer, a não ser melhorar o nosso próprio modo de ver e entender as coisas, alicerça-se nas palavras de Jesus: ‘até os fios de cabelo da nossa cabeça estão todos contados’. É a convicção perfeitamente ajustada a uma compreensão ilimitada dos desígnios infalíveis e corretos da Providência Divina”.
Temos que aceitar os desígnios de Deus: foi o que meu pai, já falecido, sempre me ensinou quando contava sua participação, em sua juventude, de uma peça teatral, A Vida de São Venâncio, apresentada na Igreja São José— quando ele era Congregado Mariano—com a finalidade de comprar o relógio da igreja. Claudio Tórtoro se orgulhava muito de ter feito o papel principal: São Venâncio.
Desde então, passei a acreditar que Deus não deve ser compreendido — como ensinava Eneias, pai de Lucano, ou São Lucas, quando o santo ainda era uma criança — pelo homem, mas Ele é poderoso, onisciente e onipresente, e, assim, está impregnado em cada partícula de quanto existe, seja árvore, ou pedra, ou humanidade, ou o tumor maligno no corpo do meu filho.
Enfim, Hammed, ao nos apresentar as páginas de seu livro, “não tem a pretensão de impor regras ou determinar caminhos, nem mesmo regulamentar quais são as melhores atitudes a serem tomadas. Por termos plena consciência da imensa diversidade dos níveis de amadurecimento dos seres humanos regidos como todos nós estamos pela ‘Lei das Vidas Sucessivas’ compreendemos que cada ser está num determinado estágio evolutivo, e, portanto, fazendo tudo que lhe é possível fazer no momento, ou seja, conduzindo-se no agora como melhor de si mesmo”.
Portanto, não tem minhas palavras a intenção de que todos pensem da mesma forma porque “…na realidade, afirmar aos outros quais atitudes eles deveriam ter é desrespeitar sua natureza íntima, ou seja, seu próprio grau de desenvolvimento espiritual”.
Mas posso afirmar que é muito bom colocarmos, todas as manhãs, nosso dia nas mãos de Deus.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTIGOS, Li e gostei, LITERATURA