AC TÓRTORO: NUMA NOITE EM VENEZA – SOMBRAS E REFLEXOS

Na noite de 17 de abril de 2019, quarta-feira, na Cult- Arte e Eventos, rua Paschoal Bardaro, 1.206, vivemos momentos de magia e fantasia: lançamos o livro e CD, SOMBRAS E REFLEXOS EM VENEZA, e expusemos fotos (Marco Pires) e textos poéticos (Antonio Carlos Tórtoro), além de fotos do empresário, fotógrafo e pintor italiano, ANTONIO TAGLIABUE.

A Exposição “Sombras e Reflexos em Veneza” é um trabalho que apresenta a parceria foto/poema/música: acoplamento artístico dos textos do eminente poeta Antônio Carlos Tórtoro com a imagem produzida pelo grandioso fotógrafo Marco Pires, e ao som ambiente do Rondó Veneziano.

Os convidados , a partir das 20 horas, foram recebidos pelo artista Fernando, numa performance magistral de personagem do Carnaval de Veneza, enquanto era servido champanhe, suco natural e petiscos.

Por volta das 20h30 tomou a palavra a anfitriã, Adriana de Paula, proprietária da Cult; a seguir falou aos presentes o organizador do evento e fotógrafo Marco Pires e, a seguir, usei a palavra para falar a respeito do importante momento de encontro de artes, em Veneza, usando as seguintes palavras:

A apresentação desta noite pode ser dividida em quatro atos.

Primeiro ato.
Ator principal , a fotografia.
Cartier-Bresson disse que …fotografar é alinhar mente, olhos e coração. Eu digo que fotografar é colocar corpo e alma com o objetivo de criar. Fotografar é uma experiência única: dois fotógrafos, com as mesmas condições de equipamento, espaço e tempo, criarão imagens diferentes. As fotos de nossa exposição são o próprio Marco Pires que, ao fotografar, carrega em si as experiências de livros que leu, viagens que fez, pessoas que conheceu, acopladas à sua sensibilidade à luz ambiente, que é fundamental.

Segundo ato.
Ator principal, o poema.
A importância da conotação e subjetividade das palavras. O ritmo, a harmonia, a vibração dos sons ante a leitura dos poemas.
A poesia encanta o homem desde os primórdios da humanidade. Os textos mais antigos foram escritos em forma de poesia.

Terceiro ato.
Ator principal, a música.
Faz voltar no tempo, ao som de instrumentos variados, de muito ritmo e harmonia: Rondó Veneziano.

Quarto ato.
Atores principais, vocês, nossos convidados e expectadores.
Tudo aqui foi feito para o expectador desvendar mensagens.
Tudo dependerá da experiência pessoal de cada um de nós.
Tudo foi preparado para aguçar a fruição estética do expectador.
Segundo a Dra Profa. Vera Lúcia Hanna, que prefaciou o livro: nesta noite… “ Veneza retratada pela imagem, e codificada pelas palavras, torna-se um espaço maior de amor: o do fotógrafo, o do poeta e o do expectador”.

Em seguida, Tórtoro fez um convite, antes da abertura do painel que leva ao espaço da exposição:

VIAJEMOS A VENEZA !!!!

Então, até as 22 horas, todos tivemos a alegria e felicidade de encontrar e reencontra amigos, alguns que não eram vistos há décadas.
Fizemos novas amizades, marcamos encontros futuros para falarmos de cultura.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTES, BIOGRAFIA, CURRÍCULO, FOTOGRAFIA, Fotográfico, LITERATURA, Minhas obras literárias, Poemas