ELY VIEITEZ LISBOA MENCIONA AC TÓRTORO EM SEU ARTIGO

Dia vinte e sete de janeiro, pela manhã, aconteceu um expressivo Encontro no Clube de Regatas, em Ribeirão Preto. Foram convidados os quarenta escritores que participaram da Segunda Antologia Ponto & Vírgula (Editora Funpec-2012), organizada por Irene Coimbra. Compareceram vinte e dois autores, familiares e convidados. Às nove horas foi gentilmente oferecido pela Diretoria do Clube, a todos os presentes do Evento, um lauto café da manhã.
Após, em um espaço agradável do Clube, iniciou o Encontro lítero-musical. A manhã literária notável, com boa música, declamações, só aconteceu pela boa vontade e dinamismo de Irene Coimbra e Antônio Carlos Tórtoro. Os dois são famosos pela maneira de agir: verdadeiros dínamos, impulsionados por um dinamismo raro, otimistas, práticos, grandes ativistas culturais, incansáveis nos seus projetos.
Este evento especial foi o 59º de uma série de lançamentos de livros, na Biblioteca do Regatas. Antônio Carlos Tórtoro é um agregador de talentos. A manhã foi brilhante pela boa vontade da Diretoria do Clube (lá estavam o Vice-Presidente Antônio Cese e os Diretores Luiz Camperoni Neto e Arnaldo José Regula). A programação, pela já famosa Irene Coimbra, propiciou aos presentes exemplares do primeiro número da Revista Ponto & Vírgula, brindes de produtos da Bio Stratus (representada por Vanilsa M. F. Borba).
Tórtoro e Irene são dois Midas, tudo em que tocam, na Cultura, vira ouro. Enfrentam empecilhos, dificuldades e sempre vencem, com sua força de vontade incansável, o espírito prático e intrepidez. A manhã do dia vinte e sete foi abrilhantada pelo excelente Grupo Musical “Ensaio entre Amigos”: Berto Silva e Raphael Heiji (violão), Luis Padovan (pandeiro) e Cristóvão Frade (acordeon).
Com eficiência e profissionalismo, as fotos foram feitas por Lu Degobbi, do Grupo Amigos da Fotografia; Isaque Gomes fez a cobertura televisiva para o Programa Ponto & Vírgula, da TVRP, que foi ao ar dia 31 de janeiro.
Vários escritores presentes tomaram a palavra, leram textos e poetas que participaram da Segunda Antologia Ponto& Vírgula e da Revista declamaram poemas. As declamações eram intercaladas por números musicais. Alberto Giurlani, da Editora Legis Summa fez uma doação de livros à Biblioteca do Regatas.
Após esse evento tão significativo, minha admiração por Antônio Carlos Tórtoro e Irene Coimbra cresceu. Os dois, além de idealistas, têm uma característica muito rara. Eles não viajam sós. Sempre que acreditam em uma ideia, um projeto, dedicam-se com denodo e garra férrea, todavia nunca partem sozinhos. Agregam, reúnem, estimulam.
Enquanto houver um local que abrigue eventos como esse, pessoas raras, guerreiros entusiastas como Tórtoro e Irene, escritores e poetas que atendem ao Chamado, pode-se esperar que a Cultura e a Literatura, a Arte, tudo florescerá com pujança. Tal semeadura, com certeza, com terra tão bem amanhada e tais semeadores, produzirá, biblicamente, cem por um.

 

Artigo publicado no jornal A Cidade, Caderno C, do dia 10 de fevereiro de 2013 – domingo.70_12178-1

Escritores no Regatas, LITERATURA