ARTIGO DO TÓRTORO: SEXTA-FEIRA SANTA E UMA “SYNOPSE” ESPECIAL

 

É um hábito desde meus 15 anos: no dia da Paixão de Cristo busco pela Synopse Evangélica, usada por meu velho pai quando ainda era um jovem Congregado Mariano, na Igreja São José: impresso na Turnhout (Bélgica-Europa) pelo Estabelecimentos Brepols, A. G. – Editores Pontifícios.

É um livro cuja publicação ultrapassa110 anos : recebeu o Nihil Obstat do Censor Diocesano da Bahia, Isidorus Monteiro,  dia 11 de abril de 1911, e o Imprimatur por Mgr. M. Valverde.

É um texto harmonizado dos quatro evangelhos, segundo os últimos dados da “Sciencia”.

É uma obra ilustrada com 83 gravuras e acompanhada por um Índice Sincrônico.

Durante várias Sextas-feiras Santas, enquanto eu era um jovem que gostava de desenhar, reproduzi em tamanho maior, usando lápis de cera, algumas das 83 ilustrações dessa Sinopse.

Nas fotos podemos notar alguns furos na capa, que se aprofundaram  até a página 8, feitos por uma criança (eu) de uns seis anos, que descobriu a máquina de furar do pai: e quase danificou a obra rara.

A leitura diária de , pelo menos, 15 minutos, leva a indulgências de Sua Santidade Leão XIII: “ Sua Santidade Leão XIII, na audiência de 13 de Dezembro de 1898, ao Cardeal abaixo assignado ( Cardeal Gotti) Prefeito da Congregação Das Indulgencias, concedeu para todos os fieis que tiveram feito no Evangelho uma leitura piedosa de anos menos um quarto de hora, uma indulgencia de 300 dias, que se poderá lucrar uma vez por dia, comtanto que a edição do Evangelho tenha sido aprovada pelo autoridade legitima”.

Hoje, novamente, li os trechos da obra referentes à Santa Ceia e à Paixão, e pedi a Deus que tenha piedade de todos nós, e nos livre dos males da pandemia (Covid 19) que já dura mais de um ano, e que promete demorar, pelo menos, até o final de 2021.

Que assim seja !!!!

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTIGOS, BIOGRAFIA, LITERATURA, QUEM SOU