ARTIGO DE AC TÓRTORO: VAGA ESPECIAL EM DIA DE SÃO PEDRO

 

O cartão que me dá direito a estacionar em vaga especial nos estacionamentos de minha cidade, venceu.

Disseram-me que a renovação poderia ser feita via internet, sem necessidade de ida ao Poupatempo: fiquei contente demais porque eu poderia evitar contato com outras pessoas.

Eu acreditei que tinha uma das chaves de São Pedro para abrir as portas da Internet.

Tenho 72 anos, duplamente vacinado com o placebo chinês: mas preciso ter os mesmo cuidados, como se nada tivesse tomado. Sabemos como são as garantias das novas picadinhas.

Durante uns 45 minutos fiquei tentando achar uma forma de fazer a tal renovação via site da Transerp: um site confuso, com links que nos levam do nada a lugar nenhum, com títulos nada explicativos, nada intuitivos. Pessoas experientes, com as quais busquei ajuda, me confirmaram: eu não estava sozinho nesse mato sem cachorro.

Finalmente minha filha  ( benditos sejam os bons filhos !!!) conseguiu agendar minha presença do Poupatempo: 16h30 do dia 29 de junho.

Na mensagem de confirmação dizia para eu estar na unidade escolhida “no dia e horário, de forma pontual”. Se eu fosse um cidadão desprevenido, e não ter ido meia hora antes,  teria perdido meu horário de atendimento, porque tive que ficar numa fila, fora do espaço interno do Poupatempo, por quase vinte minutos, sob um vento que gelava até a alma.

Na mesma mensagem de confirmação, havia um pedido “fofo” : “O Poupatempo manteve alguns serviços no atendimento presencial para casos de extrema necessidade dos cidadãos. Os demais serviços foram temporariamente suspensos. Essa medida visa colaborar na contenção da propagação do Coronavirus no Estado de São Paulo”

Parece piada de mau gosto pois vejamos: meu cartão venceu, e não posso estacionar onde precioso: isso é caso de extrema necessidade para um idoso ? Jogar-me numa fila com dezenas de pessoas,  sob vento forte e frio, é cuidar de minha saúde?

Mas a mensagem sacana continua: “Nesse sentido, pedimos avaliar a possibilidade de adiar a realização deste serviço a fim de que as ações de prevenção sejam  efetivas. Sendo possível o adiamento, pedimos cancelar o agendamento solicitado”. Fiquei “emocionado” com tanta preocupação em resolver meu problema.

Cito ainda a quase impossibilidade de se encontrar a relação de documentos a serem apresentados: pareceu-me serem secretos. Diante disso levei tudo que pudesse me identificar: certidão de nascimento, casamento, comprovante de endereço, CNH, comprovante da vacina, documentos do meu veículo, etc.

Pergunto então, aos responsáveis pela construção do site da Transerp: não seria mais produtivo para os usuários do site, que ele fosse revisto e se tornasse um site realmente intuitivo para quem não está acostumado com as novidades da informática? Será que não seria mais importante, em atenção à população idosa, que esse serviço pudesse ser prestado on line, sem necessidade de ida a determinado local, e sem maiores dificuldades?

Em caso de falta de inteligência ou de vontade para mudar o site, não seria interessante que se publicasse um comunicado oficial prolongando por mais um ano o prazo de validade do cartão em questão?

Enfim, a mensagem final que recebi :” Governo do Estado de São Paulo. Mais tecnologia, mais praticidade para o cidadão”.

Ao lê-la, não sei se chorava, sentindo-me um idiota incompetente, se xingava, ou se ria da minha dificuldade, só amenizada ao ouvir do jovem que me atendeu no Poupatempo: “realmente o site é complicado, precisaria ser de mais fácil utilização”.

 

 

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