O REI DOS MENISCOS – DR JORGE EDSON MEDEIROS

 

 

O REI DOS MENISCOS

Sempre que alguém se destaca em algum campo do conhecimento, do trabalho ou, enfim, na sua área de atividade, costumamos chamá-la de Rei: Rei do Gado, Rei da Soja,….

Por esse motivo, tomo a liberdade de denominar um médico especial, Dr Jorge Edson de Medeiros, o Rei dos Meniscos: possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto –  FMRP-USP (2013). Residência médica na área de ortopedia e traumatologia – FMRP-SUP (2014/-2016) Especialista em cirurgia do joelho e trauma do membro inferior – FMRP-USP (2017).

Após durante um ano de dor e sofrimento contínuos, tendo sido observado o joelho esquerdo de minha esposa  por cinco médicos, finalmente encontramos um profissional especialista em meniscos, que fez o que sempre pedi — desde o primeiro atendimento médico — que fosse feito pelo meu plano de saúde: um artroscopia, que é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite investigar o interior de uma articulação usando um aparelho chamado artroscópio.

Motivo da minha insistência de leigo no assunto, mas sempre bem informado: as dores que minha esposa sentia, surgiram após uma queda em que ela caiu de joelhos. O primeiro médico consultado disse que era, obviamente para ele, um caso de artrose devido à idade da paciente que tem 68 anos.

A partir desse momento passamos por radiografias e ressonância magnética que concluiu: “Menisco medial luxado, degenerado e roto”.

Mas mesmo diante dessa conclusão, os médicos consultados continuaram receitando anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia, — incluindo-se uma infiltração — o  que só aumentou as dores e o desconforto…até que um médico da fisioterapia afirmou: a fisioterapia só resolveria quando fosse feita a cirurgia no joelho: porque a chamada pata-de-ganso não era o motivo das dores como afirmado pelos ortopedistas do plano de saúde.

Minha esposa então, entrou — aos prantos, e desesperada — em contato com o SAC, e insistiu que algum procedimento diferente precisaria ser feito: e não poderia aceitar que teria que conviver com a dor, como foi sugerido.

Isso posto, o SAC indicou-nos, como se fosse uma intervenção divina, uma consulta com o Dr Jorge, que, finalmente, dedicou toda a sua atenção para o caso, e, diante do histórico — ou poderíamos chamar de novela —  autorizou a realização da tão esperada artroscopia.

Foram feitos todos os exames de sangue após consulta com o cardiologista, e realizada a  entrevista com o anestesista: quase um mês de espera e ansiedade.

“Papelância” providenciada, chegou o tão sonhado e esperado momento: 15 de julho de 2023.

Oito horas da manhã já estávamos no balcão de atendimento do Hospital São Francisco.

Dez horas minha esposa deu entrada na sala de cirurgia, que terminou por volta das onze horas: dou graças aos descobridores da anestesia, e ao anestesista que começou a derrotar a dor de minha Lu, minha Luz, a partir daquele sagrado momento.

Às doze horas conversei com nosso Anjo da Guarda, Dr Jorge, na sala de recepção…e recebi as melhores notícias possíveis: foi um sucesso o procedimento cirúrgico durante o qual, encontrada uma “rachadura” no tal menisco, parte do mesmo foi retirada: removida a causa de nossos mais recentes sofrimentos.

Dezesseis horas: voltávamos para casa, almas lavadas, agradecendo a Deus, Maria, Arcanjo Rafael, Dr Bezerra de Menezes, e a todos os amigos que, de alguma forma, pediram e oraram por nós.

Deixo aqui registrado meus mais profundos agradecimentos aos gestores do  Plano de Saúde da HapVida, e a toda a equipe médica e enfermeiros(as): fica a lembrança especial da Beatriz (atendente no balcão de entrada), que tal qual a de Dante, na Divina Comédia, conduziu-me pelos corredores labirínticos e brancos, desde a sala de espera até a sala de recuperação da anestesia — passando em frente da sala 271, da qual meu filho, 34 anos, saiu sem vida há 5 anos atrás —  até eu me encontrar, já se alimentando, com minha faminta companheira de grandes batalhas da vida.

Mas o agradecimento especial e eterno será sempre ao profissional humano, solidário e abençoado, que cruzou nosso caminho em um dos momentos mais difíceis de nossas vidas sexagenárias: DR JORGE EDSON DE MEDEIROS.

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, BIOGRAFIA, LITERATURA, SOCIAIS