Nelson Jacintho, realizou manhã de autógrafos de seu livro “As Histórias do Doutor Euzébio” , na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 9 de maio, das 10 às 11 horas da manhã.
Sua presença foi a 25ª de uma série, que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, todo 2º. domingo de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.
“As Histórias do Doutor Euzébio” , lançado em 2010, conta a história de um médico, ou melhor, é o doutor Euzébio que está contando as histórias de quando ele ia às fazendas de café, montado na sua mula Josefina, no início do século XX.
Nelson Jacintho escreve desde que aprendeu a escrever. Ainda no Colégio Estadual de Barretos fazia um jornal mensal, conjuntamente com outro colega, José Antunes Pereira, onde imprimia seus contos, suas crônicas e seus poemas. Depois disso, continuou escrevendo, mas somente começou a publicar por volta do ano 2000., quando sua esposa Dumara, vendo um anúncio de concurso no jornal Estado de São Paulo, mandou três poesias para o concurso. Ele foi classificado e a Editora Shan de Porto Alegre, autora do concurso, publicou uma antologia com os escritores classificados de todo o Brasil. Depois dessa publicação não parou de publicar e escrever.
Atualmente participa do Jornal do Centro Médico de Ribeirão Preto, onde escreve contos, crônicas e poemas. Escreve crônicas para o Jornal Gazeta de Ribeirão, e contos e crônicas para o Suplemento Literário da Revista da Associação Paulista de Medicina.
É membro efetivo da Sobrames (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) de São Paulo, onde também escreve poemas, contos e crônicas.
Ganhou por seis vezes, nos anos 2001, 2002, 2003 e 2005, 2008 e 2009, o Prêmio Cultura nacional-Talento Poético Brasileiro, efetuado pela Shan Editores de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Escolhido entre os poetas brasileiros, fez parte da antologia : “Á Eterna Alexandria”, que foi para a Biblioteca de Alexandria, no Egito, considerada uma das maiores do mundo.
Participou da antologia Timor Leste, livro enviado para Timor Leste para ser vendido e angariar fundos para o povo timorense, e também ser usado como livro didático nas escolas.
Em 2002 editou o livro de poemas , “Gotas de Orvalho”, que se encontra nas livrarias.
Publicou em 2003, o livro “Contos e Crônicas do Campo e da Cidade”, livro classificado pelo M.E.C. no Plano Nacional do Livro Didático (P.N.L.D.). Este livro foi distribuído nas Escolas Públicas Estaduais do estado de São Paulo.
Publicou, ainda em 2003, o romance, “O Sol Brilhou na Janela”, livro classificado em concurso nacional pela Nativa Editora de São Paulo. Está esgotado.
Tem título de “Cônsul Honorífico dos Poetas de Ribeirão Preto”, outorgado pela Shan Editores de Porto Alegre, por sua obra poética.
Foi classificado entre as quatro melhores poesias e trovas, no concurso feito pelo Clube do Livro e Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, em 2003 e em 2004.
Lançou o livro de contos infantis, “Contando Histórias” , durante a 4ª. Feira do Livro de Ribeirão Preto, em 2004.
Lançou o romance “De Quem a Culpa”, em 2006.
Lançou o livro “ Histórias Pitorescas da medicina” em 2007, livro que relata histórias vividas e não vividas de sua carreira de 43 anos de medicina.
Lanço o livro “Pétalas Caídas”, livro de poemas , em 2008.
Faz parte da Casa do Poeta e do escritor de Ribeirão Preto.
É membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores, cuja sede é no Rio de Janeiro.
Faz parte da Ordem dos Velhos Jornalistas, entidade literária de Ribeirão Preto.
Faz parte do Grupo Início de Mococa.
Pertence à Real Academia de Porto Alegre.
Pertence à Academia Ribeirãopretana de Letras, da qual foi presidente.
Continua trabalhando na profissão de médico Ortopedista, mas nas horas vagas seu “hobby” é ler e escrever.
Nelson Jacintho compareceu acompanhado de sua esposa, Dumara, e a filha, que brindaram com Tórtoro a importância do momento.
Prestigiaram o evento amigos do escritor, associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes.
Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia