“A máfia costuma matar as traficadas rebeldes assim, com seringa, de modo a simular overdose. E jogam o corpo delas num beco qualquer”.
Glória Perez – Autora de Salve Jorge
A utilidade de um objeto não está nele, mas no uso que se faz dele.
O que se segue abaixo é um desinvestir a seringa de sua função mais aparente e conhecida: aplicar uma substância para salvar ou prejudicar uma vida. Diríamos que utilizaremos a fórmula de Warhol: uma seringa com seus poucos minutos de glória.
Esse artigo não trata do caso da personagem Lívia (Cláudia Raia) que assassinou Jéssica ( Carolina Dieckmann) , na novela “Salve Jorge” , da TV Globo, com uma injeção letal no pescoço, dentro de um banheiro, mas de um PPS disponível na Internet em que uma seringa na bolsa pode ter nova utilização.
Quem divulga essa experiência identifica-se como Marcelo P. Barbosa, vítima de um AVC, e que, segundo ele, aprendeu a tirar gotas de sangue para salvar vidas — com 100% de eficácia — por meio de um médico de medicina tradicional chinesa chamado Ha Bu Ting.
Primeiramente ele informa que detectado, se chamarem um cardiologista dentro das primeiras três horas, os efeitos de um AVC podem ser revertidos totalmente, afirmando que é crucial diagnosticá-lo e prestar assistência ao paciente nas três horas subsequentes.
Para se reconhecer um AVC é necessário que se façam três perguntas ao paciente: pedir que ela sorria, que levante ambos os braços e que pronuncie uma frase simples (coerente) como por exemplo: “Hoje está um dia ensolarado”.
Se ele ou ela apresentar dificuldades numa destas três questões, chame imediatamente o socorro e descreva os sintomas e, a seguir, tome as seguintes providências:
1. Esterilize, no fogo ou com álcool ou anti-séptico a agulha de uma seringa, ou alfinete, e depois dê uma furada em todos os dedos das mãos do paciente. Não há pontos específicos nos dedos para a acupuntura, mas pode picar um milímetro perto da unha.
2. Pique até o sangue começar sair. Se o sangue não começar a sair, então aperte com os dedos.
3. Quando todos os dedos começarem a sangrar, espere alguns minutos e depois puxe as orelhas do paciente até ficarem vermelhas.
4. Pique cada um dos lóbulos das orelhas até começar a sair uma gota de sangue de cada lóbulo. Depois de alguns minutos a pessoa começará a recuperar os sentidos.
5. Espere até que recupere o estado normal e leve-o para o hospital. Se for levado às pressas para o hospital, a viagem turbulenta vai fazer com que os vasos capilares no cérebro se rompam.
Atenção : Com a palavra os cardiologistas.
Fornecer ou encaminhar recomendações como as contidas na mensagem pode se caracterizar como exercício ilegal da medicina; caso uma pessoa apresente sintomas de AVC ou de qualquer outro acometimento súbito o melhor que se faz é encaminhá-la, imediatamente, para um hospital. A demora no atendimento pode agravar o quadro de saúde; médicos não recomendam os procedimentos mencionados; enquanto um leigo sangra a vítima, por melhor que sejam suas intenções, pode haver agravamento do quadro de saúde dela; jamais realize o auto-diagnóstico ou o diagnóstico de outras pessoas com base em mensagens que circulam pela Internet.
Enfim, não divulgue envie emails que dão receitas milagrosas para curar doenças que só médicos e especialistas podem orientar. Evite passar adiante coisas que são inventadas por gente desocupada, mal informada e que se diverte mandando “Hoaxes” para pessoas no mundo inteiro. Milhões dessas baboseiras estão se espalhando pela Internet. São os vírus sociais. Evite-os. Delete-os quando os receber ou faça como eu: investigue, questione, indague e depois que descobrir a verdade, divulgue apenas o que fizer sentido, for verdadeiro e trouxer reais benefícios.
ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br