REGISTRO DA ESCRITURA DO TERRENO DA FUTURA ESTAÇAO FOTOGRAFIA

Dia 2 de setembro de 2009, dia do registro da escritura do terreno da futura Estação Fotografia, sede do Grupo Amigos da Fotografia, no 4o. Cartório de Registro Civil de Títulos e Documentos.

Nas fotos : Diretores do GAF –  Elza Rossato, Lu Degobbi, Guilherme Piga, João Rossato, Fernando Gaia e o auxiliar de escrevente , Tomas Antonio Santana.

 

HISTÓRIA DO TERRENO

 

“Havia um homem que não conhecia o impossível: foi lá e fez”

 

No segundo semestre de 2003, o Membro Honorário da ARL , Prof. João Alberto de Andrade Velloso, apresentou-me, no Colégio Anchieta, um amigo seu , Nilton Rodarte, corretor de imóveis, CRECI 37.195, da Consultoria de Imóveis Rodarte Ltda, que dizia saber de um terreno da Prefeitura que poderia muito bem abrigar a futura sede da ARL.
Com a planta do lote total em mãos, começamos o trabalho de tentativa de doação do terreno para a ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras.
Falamos com Nilton Garcia e Gilberto Maggioni . Em princípio solicitaram toda a documentação legal da ARL , o que , de imediato foi providenciado.
Depois de um bom tempo , a Sra. Nazaré ligou-me pedindo mais documentação, que deveria ser levada até a Secretaria de Negócios Jurídicos: providenciamos imediatamente.
No último ato do Prefeito Maggioni, o terreno foi-nos doado, oficialmente.
Finalmente, compreendendo a relevância de um tão importante espaço cultural, e fazendo jus a décadas de atividades desenvolvidas pelas Academias sem sede própria, um Projeto de Lei Complementar no. 633/04, de 30/3/2004, do Prefeito Gilberto S. Maggioni, faz, parcialmente, justiça e concede direito real de uso à ARL: um terreno de 380,40 metros quadrados no Parque dos Lagos com a finalidade de ali se construir uma sede que poderia abrigar, no mesmo prédio a ARL- Academia Ribeirãopretana de Letras, a ARE- Academia Ribeirãopretana de Educação, a ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto e a ACRP – Academia de Ciências de Ribeirão Preto, transformando o local num Centro Cultural que levaria à comunidade as atividades culturais e científicas que essas Academias puderem proporcionar.
No dia 30 de dezembro de 2004 , o Membro Honorário da ARL e Prefeito Municipal , Gilberto S. Maggioni, no seu último dia de mandato, assinou o documento que, definitivamente, deu posse do terreno à ARL.
Mas em 2006, uma nova diretoria assumiu  os destinos da ARL , e resolveram que o terreno recebido era no meio do mato: queriam uma sede no centro da cidade.

 

Em 2007, vencido o prazo para construção da sede no local, a ARL perdeu o terreno.

 

Teve início então uma nova luta , — na administração do Dr Welson Gasparini — agora para que o mesmo terreno fosse doado ao Grupo Amigos da Fotografia, para criação, no Parque dos Lagos , da Estação Fotografia, com os mesmo objetivos de levar à comunidade local atividades sociais e culturais.

 

No final de 2008, no apagar das luzes do governo Gasparini, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou a nova doação cujo pedido foi encaminhado pelo Palácio Rio Branco.

 

Mas com a mudança de governo, assumido por Darcy Vera em 2009, surgiram novos problemas criados pela Secretaria Municipal da Justiça.

 

E mais telefonemas, mais contatos, mais depoimentos, mais declarações.

 

Nesses momentos cruciais  foram fundamentais as intervenções do ex-deputado Federal, Corauci Sobrinho, da Secretária Municipal da Cultura , Adriana Silva, e sua secretária, Cristiane Framartino, dos funcionários da Cultura, Paulo Muniz, Anderson e Claudia, do arquiteto Wagner, do ex-vereador Leopoldo Paulino (defendo a doação durante a votação na Câmara mesmo diante da resistência de outros vereadores) .

 

Finalmente, após esforços hercúleos da diretoria do Grupo Amigos da Fotografia, o terreno teve sua escritura lavrada no 4º. Cartório de Registros, numa tarde do dia 2 de setembro de 2009 — concessão de uso por 30 anos.

 

4513-1

FOTOGRAFIA