Sejam bem-vindos aos milhares de tons de cinza e de todas as demais cores do universo que a luz nos permite ver.
Desejo que vocês sejam sempre, e antes de tudo, amadores da fotografia: que amem a arte fotográfica.
Amem clicar e ver fotografias.
Amem se aprimorar e estudar tudo que se referir a essa arte.
Amem o contato com as pessoas, inclusive com seus colegas que olharem para vocês somente como concorrentes no mercado de trabalho.
Amem e preservem com muito carinho seus equipamentos.
Amem ver o mundo fantástico que os rodeia e não somente olhá-lo.
Amem descobrir detalhes, sombras, reflexos, luzes, nuances, contrastes.
Amem conhecer a história e o trabalho de grandes fotógrafos de sua cidade, do Brasil e do mundo.
Amem aprender, com humildade e com atenção, ouvindo os mais experientes sobre vivências que os livros não trazem.
A máquina fotográfica é uma ferramenta que pode dar ou tirar a vida.
Aprenda a dar vida eterna a momentos que, sem seu olhar e sensibilidade, seriam efêmeros.
Aprenda a matar, denunciando, com a imagem registrada, as fontes de dor, sofrimento, angústia, desamor, desrespeito ao próximo e ao meio ambiente.
Aprenda mirando-se nos exemplos de Sebastião Salgado, Pedro Martinelli, Miguel Rio Branco, Araquém Alcântara, Korda, Cartier-Bresson, Lange, Capa, Erwitt.
Ser fotógrafo é descobrir dentro de si o caçador, o pesquisador, o criador, o artista, o filósofo, o sonhador, a criança.
Faça amigos com suas fotos.
Faça sorrir um idoso mesmo que seja somente diante de suas lentes.
Faça brincar uma criança mesmo que seja somente para obter uma foto a ser apresentada em um salão ou bienal fotográfica.
Faça de conta que você é Deus e mude a cara do mundo, utilizando as infinitas técnicas fotográficas à sua disposição, recrie tudo à sua imagem e ao sabor de suas ideias: preto e branco, sépia, distorcido, mascarado, espocado, granulado, cropado.
E, se depois de ouvir meus conselhos, conseguir ganhar dinheiro com a fotografia, sem ter que agir como um predador: melhor ainda.
ANTONIO CARLOS TÓRTORO
[email protected]
www.tortoro.com.br