O escritor Wlaumir Doniseti de Souza realizou manhã de autógrafos dos seus livros , “Anarquismo, Estado e pastoral do imigrante” e “Domocracia Bandeirante” , na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 9 de fevereiro de 2014, das 10 às 11 horas da manhã.
A presença dele foi a 72ª de uma série, que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas em um dos finais de semana de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.
Wlaumir Doniseti de Souza Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação S. Luis de Jaboticabal (1997), mestrado em História [Franca] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Tem experiência na área de Educação e administração escolar, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, didática, ética, história e sociologia – voto distrital, primeira república e império., gênero, ultramontanismo, romanização, igreja, política, educação, políticas públicas, planejamento, escola, aprendizagem, poder local, cafeicultores e política, processos migratórios. (Fonte: Currículo Lattes)
SOBRE OS LIVROS
Anarquismo, Estado e pastoral do imigrante – Das disputas ideológicas pelo imigrante aos limites da ordem: O caso Idalina
Pelo esclarecimento da relação das autoridades católicas com a República recém- instaurada no Brasil, Wlaumir de Souza debate a influência da Igreja na determinação do perfil do trabalhador que deveria ser aceito como imigrante. A interferência da Igreja nos rumos da imigração é analisada especialmente com base no caso dos Missionários de São Carlos, ordem criada em 1887 para dar assistência aos italianos que aqui vieram “fazer a América”.
Democracia Bandeirante
Presente obra analisa os jogos políticos ocorridos no Brasil durante o Império e Primeira República, revelando como ocorreu a consolidação do Estado Nacional diante dos regionalismos. Nesse sentido, o autor enfatiza a importância da distritalização do poder eleitoral, peça-chave para a estruturação dessa nova lógica institucional. Considerando que a temática de reforma política nunca deixa ser atual, o livro em questão preenche lacunas sociais, além de bibliográficas.
Prestigiaram o evento o vice-presidente Antônio Cese, além de amigos do escritor e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes.
Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia