O SILÊNCIO NA SAUNA

“O poder de uma coisa ou um ato está no significado e a sua compreensão”
Mestre Lakota

 

A sauna, no Clube de Regatas,   é caixa de ressonância de tudo o que acontece na TV e na mídia em geral: novelas , política, futebol, reality show, cinema, e  muito mais.
A palavra sauna é a palavra provinda da língua finlandesa mais conhecida no mundo.  Na cultura tradicional, no campo, a sauna era um lugar de multiuso universal para todo o tipo de atividades sociais e sanitárias.
Hoje em dia, instalações públicas populares como piscinas e academias de ginástica mantêm saunas mais para relaxamento dos músculos. O parecer geral é de que a sauna é saudável e promove uma longa vida para quem a freqüenta. Sua mais importante função é a social. A sauna privativa sempre é um lugar ótimo para se fazer amizades e bater papo. Se duas pessoas não forem amigas antes da sauna, com certeza o serão depois, porque a sauna é o melhor jeito de tirar qualquer frieza humana.
Mas, para alguns, a sauna é um ritual sagrado. O propósito principal da Sauna Sagrada ou Inipi, como é chamada pelos Lakota, é o de purificar o corpo, a mente e o espírito, de forma que um novo sentido de Ser possa estar presente em nosso caminho. A sauna em si é uma cerimônia. No local onde ela é realizada, a porta é colocada a Leste, porque é dessa direção que a luz da sabedoria vem. As pedras aquecidas são consideradas seres vivos que têm poderes especiais portadores dos Registros da Terra e, enquanto liberam o vapor, vão nos transmitindo suas lições. O espaço entre a fogueira e o local onde as pedras exalam seu vapor, não pode ser cruzado: “ao entrarmos na sauna, seguimos pelo lado esquerdo, cruzando por trás do buraco no sentido horário, e ocupamos os nossos lugares. Em hipótese alguma, podemos cruzar esse fluxo de energia que vai do Fogo Sagrado até o buraco dentro da Sauna Sagrada. Na saída da sauna, devemos fazer o caminho inverso, evitando cortar o fluxo. A escuridão e o silêncio fazem aflorar o sentimento de volta ao ventre da Mãe Terra e concede-nos um lugar seguro para renascermos. À medida que transpiramos, e que nosso suor retorna à Mãe Terra sob forma de vapor, a Terra passa a ser novamente nutrida. E, quando a porta da sauna é aberta, o vapor viaja em direção ao Grande Espírito. Saímos da sauna renascidos e recriados, seguindo em direção ao riacho ou piscina. Mergulhamos na água, pedimos proteção, força e saúde. Agradecemos à água por sua limpeza e permanecemos dentro dela por alguns minutos mais”.
Eis o motivo de tanta discussão na sauna do clube que freqüento todo final de semana: questão de ponto de vista e filosofia de vida. Uns mais sensíveis à voz dos arquétipos — que repousam silentes na mente de todos os homens, à espera de um despertar — preferem o silêncio, a paz, enquanto outros querem botar os assuntos em dia com os amigos, extravasar as tensões da semana, deixar de lado as boas maneiras e convenções sociais que estabelecem normas mínimas de respeito aos semelhantes.
Enfim, a discussão sobre a necessidade do silêncio ou não na sauna é só uma questão de significado e compreensão que cada um dá às coisas.

 

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
COMENTÁRIOS SOBRE O ARTIGO ACIMA:

 

Quando, a duas horas de ser executado, pediu a um colega de cela que lhe ensinasse a tocar harpa, este comentou com o filósofo grego: “Você vai tomar cicuta daqui a pouco e quer aprender a tocar harpa?!”,  ao que o filósofo respondeu: “Mas eu ainda tenho duas horas para aprender!”
Apesar de desejar ter mais de duas horas de vida, gostei muito de conhecer a sabedoria que existe em torno da sauna.
Obrigado, amigo educador!

 

Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho

 
Amigo tórtoro.
lendo a sua tele-história, não o vejo como docente de matemática, mas, sim, Mestre da área de História e, porquê não, Literatura.
Deus conserve esse dom de transmitir conhecimentos.
Percebe-se que você lê bastante.
Abraço fraterno.

 

Isaura Rodrigues Jorge
Mais uma deliciosa crônica do Prof. Tórtoro.
O Mestre tem o condão de transformar fatos corriqueiros do nosso cotidiano, em histórias interessantes e envolventes.
Magia de quem domina a arte de escrever e mexer com o imaginário.

 

Ex-deputado Federal – Corauci Sobrinho

 

30-sauna

ARTIGOS, EDUCAÇÃO