PADRE GILBERTO KASPER NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS

O escritor Gilberto Kasper realizou  manhã de autógrafos do  livro ,    “Ética, Justiça e Cidadania em Favor da Dignidade Humana ”  na Biblioteca do Clube de Regatas, no sábado, dia 10 de agosto de 2013, das 10  às 11 horas  da manhã.
A presença dele foi a 66ª de uma série, que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, em um dos  finais de semana de cada mês,  com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

Gilberto Kasper é Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antoninho Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

Outras informações sobre o autor no site : http://mariaportadoceu.blogspot.com.br/2011/12/curriculum-vitae-de-padre-gilberto.html

O valor de cada exemplar é de  R$ 15,00 sendo revertido para a Creche Bom Jesus da Esperança de Bonfim Paulista e as Ações Sociais da Igreja Santo Antoninho

SOBRE O LIVRO:
Comentários de Antonio Carlos Tórtoro

Quando conheço alguém que denuncia, com veemência,  as injustiças sociais, logo me lembro da cena de um filme em que Herodes Antipas participa de uma festa em seu palácio, ao lado de Herodias, mãe de Salomé, tendo a bradar em seus ouvidos, das masmorras do mesmo palácio, o profeta João Batista.
A leitura do livro Ética, justiça e cidadania em favor da dignidade humana, escrito pelo Padre Gilberto Kasper, lançado no dia 17 de abril de 2013, , pereceu-me ser o brado de indignação de um João Batista ribeirãopretano, do século XXI, clamando das masmorras, ou melhor, dentre muros da Igreja Santo Antoninho, Pão dos Pobres.
Gilberto Kasper não pede cabeças, como o fez Salomé, mas denuncia “mau atendimento, incompetência, corrupção, ausência de amor, burocracia desnecessária e procedimentos vergonhosamente injustos” de Herodias (instituições, autoridades, políticos, governos ) de nossos tempos.
Padre Kasper clama, em cinco capítulos   — não no deserto,  mas nas páginas de seu primeiro livro e nos artigos que escreve em jornais e revistas de nossa cidade  — por ética a serviço da dignidade humana ( educação, saúde, clonagem humana, violência institucionalizada, trânsito, panfletagem, eleições, sexualidade, valores) , a serviço da Igreja ( família, fé, batismo, evangelização), a serviço do sacerdócio ( vocações, “santão”, desafios) , a serviço do anúncio (Natal, maternidade, advento)  e da liturgia celebrada ( Quaresma, Páscoa, conversão, vida e morte).
No prefácio do Dr Sérgio Roxo da Fonseca a constatação: “ É nítida a voz de Santo Agostinho, a severidade de Santo Ambrósio, a solidão meditativa de São Jerônimo e a pujança de São Gregório Magno.
Conheço o Padre Gilberto desde os tempos em que era seminarista, e realizamos, na década de oitenta,  um trabalho que marcou um  período inesquecível da história do antigo Instituto Santa Úrsula, da rua São José, o “Santão” : e tive a agradável surpresa de encontrar, nas páginas 179 a 181, uma declaração da importância desses momentos em que convivemos.
Enfim, essa coletânea de artigos publicados por meu amigo, Padre Gilberto Kasper, é um alerta para que olhemos com amor a realidade que nos cerca, e um chamado endereçado a todos aqueles que desejam promover a dignidade humana em seu dia a dia.

Prestigiaram o evento o vice-presidente do Regatas, Antonio Cese, Alessandra, esposa do Diretor e Vereador, Rodrigo Simões,  além de leitores e associados do Clube.

O Padre Gilberto conheceu a capela do clube,, visitou a exposição fotográfica, Capela em três momentos, no restaurante self service,  e encontrou-se com o presidente, Valdo da Col e diretores, na área do chope.

Como de costume, foi servido o tradicional café da manhã aos presentes.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia.70_12445-1 70_12437-1 70_12438-1 70_12439-1 70_12440-1 70_12441-1 70_12442-1 70_12443-1 70_12444-1

Escritores no Regatas, LITERATURA