O escritor José Eduardo Costa de Oliveira realizou manhã de autógrafos dos seus livros , “Violência Escolar” e “ Educação Física, Esporte e Sociedade” na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 14 de julho de 2013, das 10 às 11 horas da manhã.
A presença dele foi a 65ª de uma série que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, em um dos domingos de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.
José Eduardo Costa de Oliveira é Professor Doutor dos cursos de Licenciatura, Bacharelado e da Pós-graduação em Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda, da Universidade Paulista e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Autor de dois livros. Consultor Técnico da marca esportiva Adidas para assuntos de saúde e de corrida. Graduado em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto; Bolsista de graduação pelo Russian State University of Physical Education, Sport and Tourism (Moscou/Rússia); Especialista em Fisiologia e Biomecânica do Exercício Físico pela Universidade de Franca; Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda, e, Doutor em Saúde Pública pela USP – EERP. Atualmente cursando a Especialização (Lato-sensu) em formação docente em EaD. Pesquisador – membro da equipe da USP do Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa do Programa de Assistência Primária de Saúde Escolar – PROASE. Tenho enquanto linha de trabalho e de colaboração científica a violência escolar, enquanto temática principal no desenvolvimento de pesquisas que se desenrolam sob uma ótica fenomenológica, através de abordagens qualitativas, concentrando-se em objetos de estudo sob um viés pedagógico e com uma identidade presa às ciências sociais.
Maiores informações no site : http://lattes.cnpq.br/9960237258441972
VIOLÊNCIA ESCOLAR
Esta obra trata da violência escolar, fenômeno configurado como uma das principais preocupações sociais, por atingir a integridade física e psicológica das crianças e adolescentes, justamente, na idade de formação de suas personalidades. Assim, os objetivos deste, nos seus quatorze capítulos, ilustrados, ricos em falas e tabelas é proporcionar ao leitor a possibilidade de conhecer e analisar, como as escolas, traçam estratégias de enfrentamento da violência escolar, através das ações diretas dos seus gestores; as interfaces desta problemática com as unidades de apoio as escolas; e, o perfil do aluno tido como violento pela comunidade escolar. Que se possa, também, fomentar a oportunidade de investigar e de instigar outros pesquisadores e autores a discorrerem, com ainda mais minúcias, sobre os conceitos e as gêneses de comportamentos sociais inadequados e das violências sociais, cumprindo com o intercâmbio de conhecimentos, sempre em conjunto com a sociedade, emergindo novos questionamentos balizados pelos aqui propostos, e, sobretudo, alternativas para a minimização do fenômeno, ressaltando as diferenças que coexistem com os processos de proteção ao infante e ao adolescente, ratificando o papel da escola enquanto espaço promotor de saúde e de educação.
EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E SOCIEDADE
Esta obra trata de discutir e analisar os processos afetos a Educação Física e o Esporte, para com os diferentes e multifatoriais fenômenos sociais. contemporâneos, a exemplo do papel da mídia esportiva nos processos de consumo e da prática do exercício físico no país; a hipótese da consideração do Esporte enquanto uma nova manifestação de arte na sociedade; os diferentes campos de atuação profissional para o bacharel e o licenciado em Educação Física; temas que se relacionam a fenômenos comportamentais e antissociais da atualidade, como a indisciplina, a violência e a discriminação (tanto no âmbito social, no escolar como nas arenas esportivas); a Educação Física no ensino superior brasileiro e os processos de formação inicial e continuada de seus profissionais na Universidade, e, as possibilidades das intervenções na área se darem sob uma ótica sociocultural.
Acompanharam o escritor sua esposa, Sara Migliano, a filha, Camila de Oliveira, a sobrinha, Ana Paula Faleiros, a mãe, Maria Sylvia de Oliveira e a sogra, Myriam Faleiros.
Prestigiaram o evento o Diretor de Comunicação Social do Regatas e Vereador , Rodrigo Simões, leitores, amigos do escritor e associados do Clube. A bibliotecária Deise recebeu das mãos de Jose Eduardo um exemplar de cada um dos livros para o acervo da biblioteca.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes.