REGINA BAPTISTA PELA SEGUNDA VEZ NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS

Após quase cinco anos a escritora Regina Baptista voltou para realizar manhã de autógrafos de seu livro, “Fórum Virtual”, na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 21 de fevereiro de 2016, das 10 às 11 horas da manhã.

Sua presença foi a 97ª de uma série, que o associado e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, no 3º. domingo de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

Regina Baptista nasceu em São Joaquim da Barra-SP, em 1968. Mora em Bonfim Paulista-SP desde 1977. Graduada em Ciências Sociais desde 1996, publicou o romance “CÁRCERE PRIVADO”, em 2007 e uma coletânea de pequenas narrativas, “MUNDO SUSPENSO”, em 2009. Em 20111 lançou o romance ATO PENITENCIAL. Em 2015 lançou o romance FORUM VIRTUAL. Participou com o conto “BETH E FRED” da antologia “Elo de Palavras”. É associada à UBE – União Brasileira de Escritores.

Sobre Forum Virtual

Todos os personagens estão conectados à internet em tempos diferentes. Dentre eles, uma jornalista, Ana Débora, e seu primo, Eduardo, estão trocando e-mails, numa conversa sobre família. Ana Débora tenta justificar sua ausência numa festa que Eduardo está preparando para o aniversário da avó dos dois. A justificativa acaba conduzindo a conversa para a carreira de Ana Débora. E é nesse momento que entra em cena uma matéria de revista que fez da jornalista uma referência na imprensa brasileira. Todo o romance está centrado na história dessa matéria.
A ficção do FÓRUM VIRTUAL tem como base um fato real, publicado por pelo menos dois grandes veículos de comunicação, além de outros veículos menores e muitos, virtuais.
A narrativa segue um modelo não tradicional da prosa. Eu optei por criar um ambiente narrativo que se assemelha ao próprio visual da internet. Os mais de 140 personagens são apresentados apenas pelas suas palavras. Eles não possuem rostos, nem gestos, nem voz. É nas suas palavras escritas que o leitor irá identificar a tensão, a emoção, a opinião, o estado psicológico em que o personagem se encontra quando se manifesta.
Do ponto de vista da narrativa, me orgulho de ter ousado na minha experiência como narradora: eu usei a dinâmica da internet para “brincar” com o tempo e com o espaço. Mas outro ponto que também me fascina é que as discussões virtuais dos personagens algumas vezes funcionam como vozes narrativas que lembram bem um grupo de amigos acampados numa noite escura, dividindo histórias misteriosas.
Prestigiaram a presença de Regina Baptista na biblioteca do Regatas o seu irmão, Adilson, a cunhada Aloma e a sobrinha Glenda além de amigos e associados do Clube.
A Diretoria do Regatas, como de costume, serviu o tradicional café da manhã aos presentes. A bibliotecária Deise recebeu exemplar do livro das mãos da autora — que veio enriquecer o acervo de mais de dois mil títulos.

Fotos de Lu Degobbi – Grupo Amigos da Fotografia

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, Escritores no Regatas, LITERATURA