HOMENAGEM PÓSTUMA AO DR JUBAYR UBYRANTAN BISBO

DR-JUBAIR

JUBAYR: ÁRABE VELHO

Jubayr, que significa árabe velho, foi sempre um velho amigo meu: apesar dos poucos encontros pessoais.
Conheci o Dr. Jubayr Ubyrantan Bispo quando eu era o Presidente da ARL – Academia Ribeirãpretana de Letras e da ARE- Academia Ribeirão-pretana de Educação.
Tendo a necessidade de divulgar eventos dos sodalícios, estive uma tarde com o diretor do Jornal O Diário de Ribeirão Preto: sorriso simpático, gestos amigáveis, recepção calorosa, e o início de uma amizade que durou por mais de vinte anos.
Pelos serviços prestados à ARE — durante muitos anos ele cedeu espaço no O Diário para nossa página “O Diário na Educação” em que textos de nossos membros eram publicados quinzenalmente — na divulgação de nossas atividades, convidei o Dr Jubayr para ser membro honorário do sodalício: ele tomou posse no dia 11 de agosto de 2005 em sessão solene de posse de membros efetivos.
Por motivo dessa amizade, fui convidado para ser colunista do jornal: publiquei mais de uma centena de artigos, semanalmente, sob diversos assuntos da atualidade.
Fui também, enquanto Coordenador Pedagógico no Colégio Santa Úrsula e Orientador Educacional no Colégio Anchieta, responsável, em parte, pela formação de seus netos.
Certo dia recebi um convite para almoçar com ele no Stream Palace Hotel, onde conversamos sobre assuntos literários e educacionais.
Como diz um provérbio árabe que “tudo o que acontece uma vez, pode nunca mais acontecer…mas tudo o que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira”, por três vezes nos encontramos fora do jornal: um lançamento da revista Evidência, uma exposição de capas da mesma revista e, finalmente, num consultório médico.
Esse encontro, o último em que o vi com vida, foi no consultório do Dr Fernando Plastina, neurocirurgião do meu filho Rodrigo.
O Dr. Jubayr chegou com sua esposa à sala de espera que estava quase lotada, e sentou-se numa das poltronas.
Eu, por falta de lugar, sentei-me no braço da poltrona dele para podermos conversar um pouco entre a leitura de uma página e outra de um livro que eu levava comigo, e sobre o qual meu amigo fez algumas perguntas.
Não percebi nenhum sinal que me dissesse ser aquela a última vez que eu estaria com ele: mas assim foi.
O jornalista Jubayr Ubyrantan Bispo, ficou encantado, segundo Guimarães Rosa, na tarde de uma quinta-feira de outono, dia sete de abril de 2016, Dia do Jornalista, em Ribeirão Preto, aos 86 anos. Ele estava internado na Santa Casa de Ribeirão Preto havia cerca de vinte dias após complicações de uma cirurgia cerebral.
Vai continuar em algum lugar desse imenso universo fazendo entrevistas, cuidando da diretoria, ajudando no que for preciso e coordenando o que for necessário.
Participará de alguns almoços, como sempre gostou de fazer, com seus amigos que o antecederam na viagem com a indesejada das gentes, utilizando a biblioteca inteira que sempre teve em sua cabeça para relembrar bons momentos.
Até breve, meu amigo.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTIGOS, SOCIAIS