LI E GOSTEI: ETIQUETA SUSTENTÁVEL

ETIQUETA SEM FRESCURA

“Uma árvore lhes basta para o necessário da vida; com as folhas se cobrem, com o fruto se sustentam, com os ramos se armam, com o troco se abrigam e sobre a casca navega”.

Padre Antonio Vieira, sobre os povos indígenas.

Segundo a Wikipédia: “Etiqueta (do francês étiquette) é o conjunto de regras cerimoniais que indicam a ordem de precedência e de usos a serem observados pela corte em eventos, públicos ou não, onde estiverem presentes chefes de estado e/ou alta autoridades tais, como solenidades e datas oficiais; por extensão, são ainda as normas a serem observadas entre particulares, no trato entre si.
Para Norbert Elias são normas de conduta que denotam boa educação, a partir da ideia de autocontrole como indicador de civilidade; estas mudanças de comportamento formam mesmo a base do estado nacional moderno, a partir da instalação das monarquias absolutas. Segundo ele ‘o controle mais complexo e estável da conduta passou a ser cada vez mais instilado no indivíduo desde seus primeiros anos, como uma espécie de automatismo, uma autocompulsão à qual ele não poderia resistir, mesmo que desejasse” (…) Nessa sociedade aquele que melhor conseguir moderar suas paixões é aquele terá melhores vantagens, conseguirá e manterá favores’ ”.
Para Elisa Bachuate, em seu livro “Etiqueta Sustentável”, etiqueta não é nada disso.
O escritor Alexandre Azevedo, no prefácio da obra, diz o seguinte: em Etiqueta Sustentável — como Elisa faz questão de frisar, sem frescura — torna agradáveis e educativos, simples e objetivos, claros e concisos, atrativos e elucidativos, tudo o que é tratado sobre esse assunto aparentemente chato.
Ao tratar de assuntos complexos tais como sustentabilidade e reciclagem, no livro as soluções parecem fáceis — e o são; as pessoas é que as tornam complicadas.
Enfim, com uma linguagem simples e por meio de exemplos práticos e objetivos, a autora nos mostra que é possível exercitar a sustentabilidade em todas as atividades do dia a dia, obedecendo os seis erres para evitar o desperdício: Repensar/Reduzir/Reaproveitar/Reciclar/ Recusar / Respeitar…a biodiversidade.
Etiqueta Sustentável, segundo a autora, não pretende sérum manual de boas maneiras e de sustentabilidade, e, sim, busca conscientizar as pessoas de que as pequenas mudanças exercem uma grande diferença no dia a dia. Podemos começar, por exemplo, evitando desperdício na hora das refeições, servindo-nos apenas do que formos consumir, oferecendo carona aos amigos e familiares, para, assim, evitar excessos de veículos nas ruas, e até fazendo uso do transporte coletivo.
E sugere, na contracapa: Pense nisso! E comece já a ajudar na construção de um mundo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTIGOS, Colégio Anchieta, EDUCAÇÃO, Li e gostei, LITERATURA