ARTIGO: O DIA DO MASSACRE DO BOM SENSO

O DIA DO MASSACRE: DO BOM SENSO.

 

“Viver é perigoso” –  Guimarães Rosa

 

Dia vinte de abril de 2023 é um daqueles dias que deveria ser esquecido: o dia em que a grande maioria dos alunos ficou fora das salas de aula por causa de um boato espalhado pelas redes sociais.

A seguir, o assunto da semana foi: como aumentar a segurança.

Concluo que a segurança de verdade, nunca existiu nos outros dias em que as aulas transcorreram normalmente. É como se no mundo, nos trezentos e sessenta e quatro outros dias do ano, nenhuma violência ou atrocidade ocorreram.

Se assim é, ou a maioria das pessoas está mal informada, ou está idiotizada pelo medo.

O cérebro existe para podermos pensar.

Os pais estão assustando seus filhos, deixando-os inseguros, enquanto sabemos ser o papel de pais,  formar um cidadão seguro, que saiba enfrentar durante toda a vida as inseguranças de toda sua existência: “Viver é perigoso” como escreveu Guimarães Rosa: em “Grande sertão: veredas”: o mote “viver é muito perigoso”, repetido insistentemente ao longo das 600 páginas da obra , demonstra que o perigo de viver consiste no próprio fato de existir.

O Brasil deve ser um país privilegiado, penso eu, em que os terroristas avisam dia e hora que irão agir. Dizem que existe uma seita que matará milhares de crianças nas escolas. Mas deve ser uma seita muito burra porque quer matar as crianças nas escolas,e, avisam antes, para que as escolas sejam esvaziadas?

Não tem lógica alguma.

Faz-se urgente que as pessoas comecem a filtrar as informações veiculadas pelas mídias sociais: é preciso usar o cérebro. É preciso confiar nas autoridades constituídas para enfrentarem tais ocorrências.

Hoje, os pais precisam conversar, dialogarem com seus filhos para saberem o que eles pensam, o que estão acessando nos seus celulares e computadores, a fim de que possam, caso necessário, conscientizarem os filhos sobre nossa realidade, e, não, sejam amedrontados. Serem orientados no sentido de que qualquer informação, chegada a eles, e que possa configurar estranha, deve ser comunicada à polícia, no aplicativo 190SP, já colocado em atividade e com mais de duzentas mil pessoas cadastradas.

Não podemos nos deixar levar pelo pânico, porque deixarmos de fazer nossas  atividades diárias ,só tornará a vida inviável emocionalmente: é preciso confiar na proteção divina, sem deixar de se preocupar com a segurança no dia a dia, e não somente em qualquer outro vinte de abril, que mais pareceu um Primeiro de Abril atemporal: dia da mentira.

Enfim, é preciso ter bom senso: equilíbrio e discernimento nas decisões, adequação, cabimento, cautela, circunspeção, critério, discernimento, discrição, equilíbrio, juízo, oportunidade, ponderação, propriedade, prudência, razão, razoabilidade, reflexão, sabedoria, segurança, sensatez, siso, tento, tino.

 

ANTONIO CARLOS TÓRTORO

www.tortoro.com.br

 

ACADEMIAS, ARE-Academia Ribeirão-pretana de Educação, ARL- ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, ARTIGOS, Colégio Anchieta, EDUCAÇÃO, LITERATURA