ARTIGO: AGORA É PROIBIDO EDUCAR NA ESCOLA

 

AGORA É PROIBIDO EDUCAR NA ESCOLA

De quem é a função de educar?

Para a maioria das pessoas, até ontem,  educar não era uma obrigação só das escolas e de seus respectivos profissionais. Educar era uma função de todos, tanto dos pais quanto dos educadores.

Mas existem pais , e pais.

Existem pais que confiam plenamente no trabalho dos educadores que trabalham com seus filhos, estão sempre dispostos a escutar, dialogar, refletir sobre as mais variadas situações, sempre respeitosos e solícitos. Mas existem pais que sempre querem judicializar, tratar a escola como um espaço hostil ao seus jovens e educados rebentos, querem impor, na marra, aos demais alunos, professores e educadores, os hábitos com os quais  costumam conviver em suas casas.

Atualmente, é proibido corrigir péssimos comportamentos de alunos na escola.

Hoje, antes da advertir, ou chamar atenção de um aluno, é preciso pedir a autorização aos respónsáveis, se possível por escrito: caso contrário, os ciosos  pais  irão reclamar com a Direção da instituição educacional sem nem antes saber o histórico que levou a ser feita uma advertência à criança: o jovem sempre tem razão, sempre vai se sentir humilhado, agredido, ameaçado.

O professor tem que aguentar dos alunos todos os tipos de gritos, conversas fora de hora, ruídos dos mais diversos, falta de educação no trato, falta de compostura e respeito: uma minoria faz comentários de baixo calão, são preconceituosos, debochados,machistas e homofóbicos. Soltam gases, comentam vulgarmente sobre o corpo de alguma professora, fazem listas de atributos físicos de suas colegas/ alunas, fazem gestos obscenos e saudações nazistas pelas costas dos professores, enquanto esses escrevem na lousa.

Ainda uma minoria, se agridem verbalmente, usando termos entre eles como “cabelo de bombril” , “preto veado”, fazem comentários jocosos contra familiares e usam expressões sexuais no meio das ofensas. Fazem das advertências, motivos de piadas entre eles, sempre rindo e debochando das situações a que são chamados para se explicarem.

O coordenador]orientador, da mesma forma, tem que tomar todos os cuidados para não ser ameaçado de ser levado às barras da justiça.

A Direção, por seu lado, pisa em ovos quando se trata de impor disciplina mais rígida ou adequada ao funcionamento das atividades escolares.

Não adianta falar manso, falar calmo, falar com jeito: sempre será alegado que o aluno foi constrangido devido ao jeito com que foi abordado: a ocorrência, por mais grave que seja,  não importa mais.

Em sendo assim, os maus alunos — cujos pais são os mais arrogantes e agressivos —  tentam dominar o ambiente de sala de aula, e os melhores alunos, ao final de cada ano,  procuram por escolas que lhes permitam ambiente adequado a fim de  que o processo ensino/aprendizagem possa ocorrer da melhor forma possível.

Tempos difíceis.

Tempos de muito medo: um Alexandre de Moraes em cada parte do ambiente escolar.

E não há esperança de melhora: tudo isso ainda irá piorar diante dos péssimos exemplos de quem deria dar exemplo: políticos, autoridades, adultos promíscuos, religiosos, programas de TV, Internet.

 

 

 

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