ENCONTRO PEDAGÓGICO – OBJETIVO
17/8 – SÁBADO – 10H ÀS 12H30
“ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – CONECTANDO SABERES” – ADRIANA GARCIA , NARA LOPES
LIVRO BASE PARA ESSE ENCONTRO COM OE
“A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – CONFLITO DE PARADIGMAS E ALTERNATIVAS PARA A ESCOLA” – MIRIAM GRINSPUN – EDITORA CORTEZ
- HISTÓRICO DA EXISTÊNCIA DO SOE – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.
- ESTRATÉGIAS E OBJETIVO DO CURSO – NÃO SÃO RECEITAS
O SOE TEM PAPEL FUNDAMENTAL NOS TRABALHOS DO COLÉGIO.
COORDENAÇÕES E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL TÊM FOCOS DIFERENTES….MAS COMPLEMENTARES
O SOE TRABALHA COM PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, PAIS E ALUNOS.
EQUIVOCADAMENTE MUITOS CONSIDERAM O SOE UM AUXILIAR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. E NÃO É. UM NÃO SUBSTITUI O OUTRO, SÃO COMPLEMENTARES.
A COMUNIDADE TEM QUE SABER CLARAMENTE O PAPEL DE CADA UM PARA NÃO PARECER UM TRABALHO CONFUSO.
HÁ NECESSIDADE DE REUNIÕES SEMANAIS ENTRE DIREÇÃO, COORD E SOE PARA QUE SEJAM ESTABELECIDOS OS PAPÉIS DE CADA UM NO PROCESSO.
FOI BEM CARACTERIZADA A DIFERENÇA ENTRE ROTINA E COTIDIANO.
FOI PERGUNTADO, QUAL O LUGAR QUE O SOE DÁ PARA AS VIVÊNCIAS DE SEUS ALUNOS, E SE ELE ABRE ESPAÇOS PARA OS ALUNOS COLOCAREM O QUE É IMPORTANTE PARA ELES NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES.
É PRECISO QUE O SOE TENHA MOMENTOS COM A COMUNIDADE ESCOLAR PARA SEREM FEITAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
O SOE É UM MEDIADOR ENTRE OS DIVERSOS ATORES DA REALIDADE ESCOLAR. TEM UM PAPEL PRIMORDIAL. DEVE TRABALHAR EM PARCERIA COM AS COORDENAÇÕES E ELABORAREM JUNTOS OS TRABALHOS A SEREM REALIZADOS PELOS ALUNOS.
O TRABALHO DO SOE TEM ASPECTO RELACIONAL, O QUE VAI GARANTIR A ARTICULAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR.
É IMPORTANTE QUE O SOE FAÇA UM TRABALHO INTEGRADO PARA QUE TENHA UMA VISÃO DO TODO.
O SOE DEVE TER UMA VISÃO INTEGRADA E, PARA ISSO, ELE DEVE PARTICIPAR DE TODO O PROCESSO, A FIM DE ELABORAR PROJETOS E ESTABELECER PREMISSAS.
O COLÉGIO NÃO PODE PENSAR “ SEMPRE DEU CERTO ASSIM…ENTÃO VAMOS CONTINUAR ASSIM”
O COLÉGIO TEM QUE TER UM PROJETO POLÍTICO/PEDAGÓGICO.
O SOE PODE CRIAR CONFLITOS POR VER A REALIDADE COM OUTRO VIÉS.
TEMOS QUE OUVIR NOSSOS ALUNOS E AS FAMÍLIAS, E PROPOR INICIATIVAS.
O SOE É UM ARTICULADOR PARA ORGANIZAR A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E RESOLVER PROBLEMAS.
O SOE DEVE REPASSAR AOS PAIS AS FORMAS/MOTIVOS SOBRE COMO O COLÉGIO ESTÁ TRABALHANDO.
O CERNE DO TRABALHO DO SOE É TER UMA AÇÃO LIGADA AO PROJETO POLÍTICO/PEDAGÓGICO DO COLÉGIO.
O SOE DEVE ORGANIZAR, POR EXEMPLO, GINCANAS, BUSCANDO A INTEGRAÇÃO DE TODO O COLÉGIO: E ASSIM DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS, DESAFIOS, ETC, OU SEJA, TODAS AS POSSIBILIDADES DOS ALUNOS.
INTEGRAR TODO O COLÉGIO – PROFESSORES, PAIS, ETC – É UM TRABALHO DO SOE, OPORTUNIZANDO VIVÊNCIAS.
É IMPORTANTE O COLÉGIO SAIR DO AUTOMÁTICO, PENSAR EM TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROJETO EDUCACIONAL, ESTABELECER, INCLUSIVE A MAIS VALIA PARA AQUELES QUE SÓ ASSISTEM ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.
O SOE TEM QUE SAIR DA CAIXA E CRIAR: O PROCESSO NÃO PODE SER IMUTÁVEL.
O SOE DEVE DESENVOLVER CONFERÊNCIAS PARA DISCUTIR NOVAS PROFISSÕES, JUNTO COM COORDENADORES E PROFESSORES. CRIAR UMA PEDAGOGIA DE PROJETOS.
A PRESENÇA DO SOE É IMPORTANTE PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E HUMANIZADORA: “A BELEZA DO TRABALHO DO SOE ESTÁ NA PRÁTICA, E NÃO NA TEORIA.
ENFIM, O SOE, É PARTE IMPORTANTE DA EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA.
ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ORIENTADOR EDUCACIONAL