CANTATA DE NATAL DO COLÉGIO ANCHIETA 2024
Mestre de cerimônia: Antonio Carlos Tórtoro
“Anoiteceu, o sino gemeu, e a gente ficou, feliz a rezar…”
Música de Natal
Organização geral: Professoras Lana, Carla e Silvana.
Decoração: Profa. Denise e Arthur Guerra (aluno da 2ª. série EM)
Som e iluminação : HD Eventos , Ricardo Seixas e Prof. Aydilson Moura.
Marketing: Melissa Velloso.
Na noite de 29 de novembro de 2024, a partir das 20 horas, foi realizada, na quadra de esportes do Colégio Anchieta, mais uma tradicional Cantata de Natal.
Inicialmente os alunos cantaram o Hino do Colégio Anchieta, letra de minha autoria:
“Nosso Colégio Anchieta,
Anchieta , poeta e professor .
“Ó valoroso esquadrão.
Ó gente vitoriosa !
Ó vitória gloriosa !
Ser nessa escola educando !
Ser nela educador !”
Na abertura, a pedido da coordenadora Giovana e da Profa. Lana, fiz a leitura do texto abaixo:
“Senhoras. Senhores. Pais. Familiares. Convidados.
Boa noite a todos.
Sejam bem-vindos à tradicional Cantata de Natal do Colégio Anchieta, que tem por objetivo reunir, pela última vez no ano, a família Anchieta.
Agradecemos a presença de todos.
Agradecemos o apoio do mantenedor, Prof. João Alberto de Andrade Veloso, e da Diretora, Profa. Alcilene Soares Aguiar pelo apoio incondicional dado à organização desse evento.
Agradecemos o trabalho das coordenações, professores e funcionários que se aplicaram num esforço conjunto para que nosso Natal seja devidamente comemorado.
Sabemos que O Dia de Natal, que ocorrerá daqui a 26 dias, é época de renascimento; é época de reacender o fogo da vida, de renovar os sonhos e metas para o ano novo que já se anuncia.
É época também de celebrar todas as conquistas vividas e os objetivos alcançados. Esta é a época da virada, é tempo de planejar um ano ainda melhor do que este que está dando adeus.
É tempo de reafirmar parcerias, e olhar para a frente com determinação e otimismo, levando conosco todas as lições que aprendemos.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero, e esperamos, por mais um ano, compartilhar grandes momentos e conquistas junto com toda a família Anchieta.
Muito sucesso, paz, amor e saúde a todos.”
Seguindo as atividades, antes da apresentação do auto Sacra Folia, li uma breve apresentação (abaixo) do trabalho a ser apresentado pela Profa. Tânia, de Teatro, com alunos..
“Nessa noite apresentaremos a peça teatral, Sacra Folia – Um Auto de Natal Bem Brasileiro foi apresentado pela primeira vez em 1996 – autor (texto) de Luis Alberto de Abreu.
Conta a história da perseguição da sagrada família, que, ao fugir de Herodes, erra o caminho e vem parar no Brasil. O anjo Gabriel escolhe Matias Cão, dono de uma tropa de burros, para conduzir José, Maria e o Menino Jesus de volta ao Egito. O atrapalhado João Teité, ex-sócio de Matias, entra na história e eles acabam chegando a Belém… do Pará. Perseguidos por Herodes, o demônio e soldados, percorrem todo o Brasil em meio a muitas trapalhadas.
A Sacra Folia é uma obra literária que utiliza humor, ironia ou crítica para abordar questões sociais e culturais, mas não tem a intenção de desrespeitar a religião ou a fé cristã. Na literatura, esse tipo de abordagem é uma forma de estimular reflexões, e não de atacar crenças.
A sátira é um recurso comum na literatura, usado para questionar ou criticar aspectos da sociedade. É importante destacar que isso não deve ser entendido como ofensa, mas como uma maneira criativa de provocar diálogo e reflexão.
Independentemente da abordagem da obra, o trabalho na escola está sempre fundamentado em valores de respeito às diferentes crenças, religiões e pontos de vista.
Informamos que o conteúdo foi selecionado ou adaptado de maneira cuidadosa, considerando a idade e maturidade das crianças, para que ele seja educativo e enriquecedor, sem gerar desconforto ou desrespeito”.
Foi então que Papai Noel (nosso colega Rodolfo) entrou na quadra ladeado por suas auxiliares.
A seguir, teve início a apresentação programada com as crianças cantando um belo repertório de músicas natalinas: Quero ver , Pinheirinhos, Bate o sino, Dia de Natal, O velhinho, Natal das crianças, Anoiteceu, Menino Jesus Vai nascer, Um feliz Natal .
Ao som de Um Novo Tempo, as lanternas dos celulares foram ligadas e agitadas no ar — proporcionando um espetáculo à parte — ao som do espocar de foguetes de papel picado.
Posso garantir que foi uma noite inesquecível para todos aqueles que puderam participar: famílias, convidados e funcionários.
ANTONIO CARLOS TÓRTORO
Ex-presidente da ARL – Academia Ribeirãopretana de Letras
www.tortoro.com.br
ancartor@yahoo.com