LI E GOSTEI : QUEM SE ATREVE A TER CERTEZA ?

MERGULHADOS NUM MAR DE NEUTRINOS

“Eu sou o homem mais ambicioso do mundo !   Eu pretendo me tornar um Nada ! “

Mahatma Gandhi

Foi num único final de semana que “devorei” as 235 páginas do livro ,   Quem se atreve a ter certeza ?  – A realidade quântica e a filosofia , dos Professores, Dr. José Pedro Andreeta e Maria de Lourdes Andreeta,  Publicação Mercuryo Novo Tempo Ltda.
Encantou-me a ideia de sermos , os seres humanos, emissores de neutrinos, e, dado as características dessas partículas componentes da matéria, podermos enviar continuamente parte de nós mesmos para todos os lugares do universo!
Segue como esclarecimento: “ O neutrino, um dos constituintes do modelo padrão de átomo, parece ter pouca importância na formação da matéria como a conhecemos atualmente. Ele tem uma função ainda não bem compreendida pela ciência. Por isso, os estudos que se dedicam aos neutrinos têm merecido uma especial atenção. Os neutrinos parecem ser viajantes errantes da nossa realidade. Eles já existiam no início, na grande explosão, e desde essa época eles continuam sendo criados e viajam por todas as partes do universo”.
E mais , “ alguns resultados experimentais mostram que parece existir uma estreita relação entre  essas partículas e a sua origem. Mesmo que elas se encontrem fisicamente separadas, parece existir uma íntima conexão entre elas. Se isso também for propriedade dos neutrinos, isto é, se o nosso universo for realmente não-local, com fatores ainda desconhecidos da ciência, que  podem modificar as propriedades das partículas específicas a distância, cada neutrino deve manter uma conexão com a sua origem. Ele deve manter, pelo menos, algumas das características de onde foi originado. Nesse caso, os neutrinos que criamos em nosso organismo podem ter a nossa marca e podem estar fazendo a nossa interação com o universo. Podem estar levando a nossa mensagem, mostrando a nossa existência e o que somos, do mesmo modo que a luz das estrelas nos faz tomar conhecimento da sua existência”.
E os autores completam o poético, mágico e encantador  raciocínio: “Como sabemos atualmente que os neutrinos viajam pelo universo com velocidades próximas à da luz, ou seja, 300.000 km/s, logo os neutrinos que estamos emitindo agora, em dois minutos, deverão estar chegando à Lua, e em pouco mais de oito minutos , ao Sol. Os neutrinos  que emitimos há pouco mais  de quatro anos estão atualmente passando pelas estrelas Alfa Centauro; os que emitimos há pouco mais de 12 anos já chegaram a Tau Ceti, e os emitidos há mais de 15 anos já chegaram às 50 primeiras estrelas mais próximas do Sol. Ainda que a nossa vida seja muito curta, os neutrinos que emitimos continuam a sua jornada após a nossa morte. Eles , seguramente, chegarão ao outro extremo do universos. E  podemos nos perguntar: se os neutrinos que emitimos tiverem mesmo a nossa marca, se estiverem carregados de uma energia pessoal da qual a ciência ainda não tomou conhecimento, qual a mensagem que estamos enviando ao universo ? “.
Enfim, Quem se atreve a ter certeza ? é um livro que convida você a um delicioso e intrigante mergulho nas questões do conhecimento, da ciência e da filosofia. Não pretende dar respostas definitivas, porque não existem. A intenção é levar os leitores aos conhecimentos e não levar os conhecimentos aos leitores. Nessa obra , a Física Quântica  deixa de ser um bicho-de-sete-cabeças, e várias outras questões, como o princípio da incerteza, a inter-relação de todos os eventos físicos, de que é constituída nossa realidade, são apresentadas sem mistérios. Descortina-se um mar de todas as possibilidades. Abrem-se caminhos e mais caminhos para satisfazer a curiosidade inata e instigá-la a cada passo.
Você não precisa ser cientista para entender este livro. Basta se aventurar na leitura, acompanhado de Platão, Einstein. Isaac Newton, Max Plank, Freud,  Jung, Pitágoras, Pietro Ubaldi, Fritz Khan,  Sócrates, W.O. Schumann, Hans Berger, Niels Bohr, Nikola Tesla, Mahatma Gandhi, Descartes, John Clauser, Stuart Freedman e Alain Aspect, Samuel Braunstein, Werner Karl Heisenberg e outros gênios, da ciência e da filosofia , que encantam  o leitor de suas páginas, mergulhados num mar de neutrinos e outras partículas e descobertas da realidade quântica que fazem sonhar.

 

ANTONIO CARLOS TÓRTORO70_11121-1

Li e gostei, LITERATURA