FACTUM JUSTÍTIA !

Na vida literária de Ribeirão Preto, mais especificamente nos domínios da  Feira do Livro de Ribeirão Preto, acaba de acontecer algo pelo qual esperei muitos anos: a escolha do nome da escritora Ely Vieitez Lisboa para ser homemageada na 14a. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
Algo, para mim, tão importante, que mereceu ser comemorado com toda pompa, e em latim.
A justiça, finalmente, foi feita.
Nada contra os escolhidos para serem, e o foram,  homenageados nas Feiras anteriores, mas enquanto Ely não fosse escolhida, algo torto — semelhante ao anjo do poema de Carlos Drummond de Andrade, Poema de sete faces —, estava presente a cada momento de novas escolhas.
Quando vi o resultado no Face — a escolha de Ely — lembrei-me do adágio: “vedere Roma doppo morire” . Eu diria: ver Ely eleita e depois morrer, porque achei que isso nunca iria acontecer tendo em vista as muitas injustiças que costumamos presenciar nos meios culturais.
A escolhida nasceu em Minas Gerais. Mestre em Letras e Semiótica pela UNESP Araraquara. professora e escritora. Recebeu vários prêmios, como o Concurso Estadual Projeto Mapa Cultural Paulista, 1998. Participou de diversas antologias, entre as quais a Antologia Poética Internacional Bilingue, 1975. Algumas de suas obras publicadas são : Perspectivas da Literatura Segundo Goldenberg (ensaio, 1975); Laboratório de Literatura (ensaio, 1978); A encantadora de serpentes (poemas, 1989 e 1991); O pouso das águias (contos, 1989 e 1991); O outro lado (contos, 1994 e 1996); A senhora das sombras (contos, 1994); Cânticos de amor ao amado (poemas, 1994); Paixão desmedida (poemas, 1996); Os girassóis de Girona (contos, 1999), Cartas a Cassandra ( romance epistolar ,2003) , Replantio de Outono ( poemas – 2008).
Não tivesse sido a escolha devido à sua vasta e importante obra, Ely mereceria tal distinção por suas constantes atividades nos meios literários ribeirãopretano.
Durante minha presidência na ARL – Academia Ribeirãopretana de Letras por mais de dez anos, Ely sempre promoveu encontros entre jovens escritores no “Quando setembro vier”. Em 2009 reuniu dezenas de escritores, artistas plásticos, fotógrafos, e deu a Ribeirão Preto um presente inesquecível e histórico de uma época cultural : a antologia “Ave, Palavra !”, magnificamente prefaciado pelo escritor, romancista e contista premiado, Edward Lopes.
Com a escolha de Ely, voltam as esperanças de que, nas próximas edições da Feira, sejam homenageados — se possível em vida — nomes que, realmente, ano após ano, e diuturnamente, cuidam da produção e divulgação de nossas riquezas literárias, como por exemplo: Nilva Mariani, Rita Mourão, Rosa Maria Britto Cosenza, Waldomiro Peixoto, Wilson Salgado, Irene Coimbra…

ANTONIO CARLOS TÓRTORO
ancartor@yahoo.com
www.tortoro.com.br

 

 

MANIFESTAÇÕES SOBRE O ARTIGO ACIMA:

Waldomiro Waldevino Peixoto

ACT, comungo plenamente com suas palavras, plenas de sentimento e poesia. Ribeirão Preto deve muito a esta mulher fantástica que, sem deixar de ser humilde e humana, tem grandeza literária, intelectual e moral para receber todas as possíveis homenagens. A Fundação Feira do Livro faz bem em reconhecer publicamente o valor desta cidadã extraordinária. E tenho absoluta certeza que muita gente, mas muita mesmo, concorda com isso. Um abração, meu amigo e irmão.

Rita Mourão

Parabéns, amigo, você sempre buscando fazer justiça. Concordo que Ely é um dos maiores nomes da história literária de Ribeirão Preto, assim como você que trava uma luta grandiosa em prol da nossa cultura.

Inajá Martins de Almeida

Ely. Obrigada compactuar conosco suas belas impressões. Lindíssimo a homenagem de Tórtoro. Parabéns a ele. Parabéns a você. Parabéns a Ribeirão Preto com a escolha. Estarei lá. O abraço apertado acontecerá sim…

Irene Coimbra

Amei! Brilhante e eloquente como sempre! Nota MIL pra você, Tórtoro!!!

Heloisa Crosio Ely Vieitez Lisboa.

Escolha acertada para ser homenageada na feira de 2014..Parabens Tortoro pelo seu texto dizendo de ELY, de suas obras, de seu caminho em prol da literatura e cultura de nossa cidade.

Shirley Stefani

Essa Mulher linda, maravilhosa e, ao mesmo tempo, tão SIMPLES na sua sabedoria MERECE, com certeza, um artigo dessa grandeza.

70_12483-1

ARTIGOS